• Curso de Farmácia realiza ação sobre uso racional de medicamentos

    Atividades ocorrem na Praça Nereu Ramos nesta sexta 

Curso de Farmácia realiza ação sobre uso racional de medicamentos

04 Mai, 2017 14:14:58 - Educação

Criciúma (SC)

Você sabia que os erros de medicação causam pelo menos uma morte todos os dias e prejudicam aproximadamente 1,3 milhões de pessoas a cada ano no Brasil? Os dados são da OMS (Organização Mundial de Saúde) e chamam a atenção para o cuidado que profissionais e pacientes devem ter quando o assunto é remédio. E para levar informações à comunidade, o curso de Farmácia e a Farmácia Solidária da Unesc realizam nesta sexta-feira (5/5), uma ação na Praça Nereu Ramos, em Criciúma. A iniciativa é alusiva ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos e ocorre das 9 às 15 horas.

Professores e alunos da Unesc e profissionais da área vão atender a comunidade, esclarecer dúvidas e orientar. Segundo a coordenadora do curso de Farmácia da Universidade, Juliana Lora, os erros de medicação são potencialmente evitáveis e podem ser causados por fatores como fadiga do profissional, superlotação nos serviços de saúde, falta de pessoal, má formação e informação errada dada aos pacientes.

Ela lembra que qualquer um destes fatores, ou uma combinação deles, pode afetar a prescrição, a dispensação, o consumo e o monitoramento de medicamentos, o que pode ocasionar sérios prejuízos para a saúde e até mesmo a morte. “O objetivo da ação é informar e conscientizar a sociedade sobre os riscos da automedicação, qualidade dos medicamentos e descarte correto dos mesmos, além da divulgação de serviços como a Farmácia Solidária”, comenta.

Quem passar pela Praça Nereu Ramos nesta sexta-feira poderá utilizar serviços como verificação de pressão arterial e do índice glicêmico, ter orientações quanto ao descarte correto de medicamentos e informações sobre doenças como diabetes. Além disso, por meio do serviço “Fale com o Farmacêutico” acadêmicos e professores de Farmácia da Unesc estarão conversando com as pessoas a respeito dos medicamentos que elas tomam – os interessados podem levar receita de sua medicação e tirar dúvidas a respeito da maneira de tomar e sobre a combinação de remédios utilizados ao longo do dia.   


Doação

Quem tiver medicamentos que já não utiliza mais, pode entregar no local do evento, para que seja feito o descarte adequado através do ponto de coleta de medicamentos ou a doação para a Farmácia Solidária.

Para Juliana, além de incentivar o uso correto e racional, iniciativas como estas contribuem para conscientizar as pessoas da importância da participação delas no seu tratamento. “Quando o paciente questiona sobre o medicamento que lhe foi recomendado ou cobra uma prescrição legível, por exemplo, está contribuindo para a prevenção de eventuais erros de medicação”, afirma.

A ação tem a parceria do Sesi-Farmácia e Secretária Municipal de Saúde de Criciúma e o apoio do CRF/SC (Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina)

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal