Curso de Educação Física promove a I Jornada de Exercício Físico e Saúde

21 Mar, 2018 10:29:39 - Educação

Tubarão (SC)

A I Jornada Sul Catarinense de Exercício Físico e Saúde (JOEFSUL) trará à Tubarão, nos dias 26 e 27 de março, palestrantes e profissionais de outros Estados brasileiros, sob organização do curso de Educação Física da Unisul Campus Tubarão. O evento pretende oferecer aos profissionais e acadêmicos da área da saúde um panorama atual sobre as pesquisas difundidas no Brasil. O evento tem apoio da  FAPESC – Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do estado de Santa Catarina. As inscrições estão abertas até o dia 25 de março e podem ser feitas no endereço: https://www.even3.com.br/joefsul.

Durante a Jornada haverá palestras,  mesas redondas, comunicações orais e pôsteres que promoverão a troca de saberes entre os pesquisadores. Para o professor de Metodologia e Didática do Basquetebol na Unisul, Philipe Guedes Matos, discutir assuntos como exercícios físicos e saúde, não só agrega ao conhecimento, como pode impactar positivamente na saúde da população em todas as faixas etárias.

O professor Dr. Adroaldo Cezar Araujo Gaya,  da área de Epistemologia e Metodologia da pesquisa em Educação Física e Ciências do Esporte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – ministrará  palestra sobre Exercício Físico e saúde da criança e do adolescente. “Crianças e adolescentes estão cada vez mais reféns da comodidade da vida moderna, com o uso excessivo de equipamentos digitais e de “tempo de tela” – tempo dedicado a exposição da TV, computadores, jogos eletrônicos. . Viabilizar a prática de exercício físico nessa população se torna um desafio. Deve-se questionar a falta de motivação pela prática de exercício físico”, segundo o professor. Gaya é mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é doutor em Educação Física e Livre Docente em Treinamento Desportivo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutor em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto.

Um dos assuntos que estará em pauta durante a Jornada é o exercício físico e seus benefícios para o idoso. Estima-se que em 2050 a população brasileira será predominantemente adulta e boa parcela dela, estará acima de 60 anos. Com essa inversão populacional (menos jovens e mais idosos), o problema está no despreparo que se encontra tanto de ambientes adequados para o lazer e o exercício físico na terceira idade. A falta de planejamento acaba afetando cada vez mais essa população e exigindo dos profissionais de Educação Física ações dinâmicas, eficientes e relacionando competências de diversas áreas de conhecimento, como nutrição, fisioterapia, medicina entre outras.

De acordo com o professor Philipe Matos, os temas do evento fazem uma relação entre as pessoas e a necessidade de movimentar o corpo e mostram que a saúde da pessoa está relacionada aos seus hábitos de vida. “A JOEFSUL surge da necessidade de discutir diversos assuntos, dentre eles,  o mercado promissor e o conhecimento técnico em diversos âmbitos e populações relacionado ao exercício físico e a saúde”, conclui o professor.  Matos é mestre em Educação Física e Desporto com Especialização em Desenvolvimento da Criança na variante do Desenvolvimento Motor, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto D’ouro (Portugal).

Veja a programação da Jornada

1 – Palestra Exercício Físico e saúde da criança e do adolescente – Prof. Dr. Adroaldo Cezar Araujo Gaya – seg, 26/03 – 15:00 – 18:00.

2 – Palestra Parâmetros de saúde da população Brasileira – Prof. Dr. Mathias Roberto Loch – seg, 26/03 – 19:30 – 22:00.

3 – Palestra Exercício Físico e Saúde do idoso – Profa. Dra. Giovana Zarpellon Mazo – ter, 27/03 – 08:30 – 11:00.

4 – Mesa redonda A saúde e o exercício físico em seus diversos âmbitos – Prof. Dr. Mathias Roberto Loch; Profa. Dra. Alcyane Marinho; Prof. Dr. Joris Pazin; Profa. Msc. Ana Cristina da Silva Mendes Huber. – ter, 27/03 – 15:30 – 18:30.

5 – Palestra Obesidade e Emagrecimento, o que importa? – Prof. Msc. Adilson Reis Filho – ter, 27/03 – 19:30 – 22:00.

6 – Comunicação oral e pôster de resumos acadêmicos – ter, 27/03 – 18:30 -22:00. Prazo de envio 16/03/2018.

SERVIÇO

O QUE: I Jornada Sul Catarinense de Exercício Físico e Saúde
ONDE: Unisul Campus Tubarão
QUANDO: 26 e 27 de março de 2018

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE