• Curso de Direito realiza sua 23ª Semana Acadêmica

Curso de Direito realiza sua 23ª Semana Acadêmica

25 Set, 2018 17:26:55 - Educação

Criciúma (SC) 

Evento segue com extensa programação até sexta-feira (28/9) 

O dia 5 de outubro de 1988 ficou marcado na história do Brasil quando 559 parlamentares constituintes, sendo 72 senadores e 487 deputados concluíram um trabalho de 20 meses do Congresso Nacional e promulgaram a Constituição Federal, sob a luz da democracia e a liderança de Ulisses Guimarães. Lembrando esse momento histórico o curso de Direito da Unesc deu início à sua vigésima terceira Semana Acadêmica. As atividades iniciaram na manhã desta segunda-feira, 24 de setembro, com minicursos e à noite foi realizada a abertura oficial, com a palestra do presidente da subseção Criciúma da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Fábio Jeremias, que falou para um público que lotou o auditório Ruy Hülse. Jeremias apresentou informações sobre legislação eleitoral e o impacto das mudanças recentes sob a ótica jurídica. Temas como democracia interna dos partidos, cláusula de barreira, financiamento empresarial de campanhas e propaganda eleitoral foram detalhados pelo advogado Fábio Jeremias.

A abertura oficial do evento contou com a presença da Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, do vice-Reitor, Daniel Ribeiro Preve, da Pró-Reitora Acadêmica, Indianara Becker, do representante do Pós-Graduação em Direito da Unesc, Jacson da Silva Leal, do coordenador do Curso de Direito da Unesc, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, da Coordenadora Adjunta, Márcia Andréia Schutz Lírio Piazza, do Presidente do DCE da Unesc, Alexandre Bristot, do presidente do Centro Acadêmico, vereador e acadêmico de Direito, Marcos Meller, e da vice-presidente do Centro Acadêmico de Direito, Amanda Milan.

O evento foi aberto pelo coordenador do Curso de Direito da Unesc que reforçou a importância da Semana Acadêmica como um momento de trocar e reforçar conhecimentos com 31 minicursos e 12 palestras que abordarão temas correlatos ao constitucionalismo, trazendo reflexões sobre as contribuições que a nova constituição trouxe para o direito e para a sociedade brasileira nas últimas três décadas. “Além disso faremos o lançamento de sete obras de grande relevância jurídica, a maioria delas de docentes do curso de Direito da Unesc e do Programa de Pós-graduação em Direito”, salientou. Na mesma noite também foi feito o lançamento da logomarca do curso de Direito da Unesc. Em sua fala, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, reforçou a importância do curso, que hoje possui 1500 alunos, e da necessidade de se refletir sobre a temática da constitucional e da democracia, independentemente de qualquer ideologia. “Discutir a constituição brasileira, como garantia de segurança de que a democracia não será banida de nossas bases territoriais nacionais, se torna fundamental, sobretudo no momento de forte crise política e econômica que vivemos”, observou.

A Pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Becker, reforçou a importância do ambiente universitário na promoção do conhecimento por meio do ensino, pesquisa e extensão, em que a semana acadêmica tem uma forte interlocução, assim como o Programa de Pós-Graduação, que de fato é um diferencial importante para a Unesc. “Vocês têm publicações sendo lançadas, forte inserção estudantil durante a programação e forte vínculo com a OAB e isso é um diferencial de uma Universidade. Isso é cursar Direito em uma Universidade propicia um conhecimento muito mais profundo e uma interlocução muito maior com o mercado de trabalho”, reforçou.

O vice-reitor da Unesc, Daniel Preve, destacou a importância da semana acadêmica e a temática dos 30 anos da Constituição. “Uma das constituições mais renomadas do mundo. É uma constituição que está em constante debate e onde todos têm o compromisso de todos, em especial os estudantes, futuros operadores das mais diversas áreas do Direito, de estarem lutando pela manutenção desta carta constitucional, que é um dos mais importantes avanços da história do nosso país”, observou.

A Semana Acadêmica do Direito tem extensa programação até a próxima sexta-feira (28/9).

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/DIVULGAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal