• Curso de Comércio Exterior da Unesc comemora 20 anos

Curso de Comércio Exterior da Unesc comemora 20 anos

17 Abr, 2019 14:59:19 - Educação

Criciúma (SC)

O curso de Administração - habilitação em Comércio Exterior da Unesc comemorou seus 20 anos de vida reunindo, na noite desta terça-feira (16/4), aqueles que já passaram pela Instituição, quem ainda está trilhando em sala de aula e em projetos de pesquisa e extensão o caminho da formação profissional e os facilitadores dessa busca pelo conhecimento. O evento realizou o painel “O profissional de Comércio Exterior – Desafios, perspectivas e formação acadêmica”, com a participação de egressos, que compartilharam suas experiências com os alunos do curso. Após os debates, houve o corte do bolo comemorativo aos 20 anos de Comércio Exterior na Unesc.

O evento contou com a participação dos egressos Marcelo Tiscoski, diretor da City Comercial - Importação & Exportação; Bruna Cechinel Bonetti, representante comercial da Tile Export; Barbara Degásperi, analista de Comércio Exterior da Decor Export; Maykon Elias, gerente de comércio exterior na Olivo S.A, e Gabriela de Souza de Mattia, representante da Trade Line Assessoria em Comércio Exterior. Cada profissional falou sobre suas experiências durante a graduação na Unesc, as oportunidades que o curso proporcionou com o mercado e a importância de aproveitar o período de formação e o contato direto com os professores. Os convidados também analisaram o mercado internacional e nacional e as oportunidades para fazer diferente e a diferença. A conversa foi mediada pelo professor Abel de Souza.

Em 20 anos de atividades, o curso de Comércio Exterior da Unesc formou mais de 800 profissionais e contribui para que a região Sul seja referência na dinâmica de comercialização global. Ao longo de sua trajetória, o curso tem incentivado o empreendedorismo, sendo que muitas empresas de representação comercial, assessoria e consultoria em comércio exterior foram criadas por egressos do curso.

Segundo a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, é uma honra para a Unesc presenciar a comemoração dos 20 anos do curso e para ela, enquanto professora, uma emoção singular, pois começou a carreira na Instituição pelos cursos de Administração e de Comércio Exterior. “Parabéns a todos os professores, coordenadores que já passaram ou estão à frente do curso, aos estudantes e aos egressos por essa belíssima construção. Vejo muitas oportunidades para o comércio exterior. Quando há a grandes mudanças no cenário político e econômico, temos que visualizar o que sinaliza esse cenário e para quais áreas do conhecimento. Nesse contexto, o comércio exterior se torna absolutamente importante. Temos uma internacionalização premente e não se fala mais em economia local, mas em responder a todas as tendências internacionais. Então, todos vocês que estão neste curso, terão um futuro promissor. Aproveitem tudo que essa Universidade tem a oferecer. Muito obrigada por estarem na Unesc”. 

A chefe de gabinete da Reitoria e professora da Universidade, Gisele Coelho Lopes, é egressa da primeira turma do curso de Comércio Exterior e falou sobre os desafios e aprendizados ao longo da graduação. “Esta noite é uma noite muito importante para a Unesc e para o curso de Comércio Exterior. Eu olho para traz e vejo que valeu a pena. Não me arrependi de ter tomado a minha decisão de investir na carreira de administradora. Se você tem um projeto de vida e ele está calcado em esforço e dedicação, vai dar certo. Cada dia dedicado em prol da sua formação, vale a pena. Cada dia dedicado à profissão, vale a pena. Acredito na transformação das organizações e do trabalho do administrador em prol das pessoas, dos processos e das melhorias contínuas para fazer a diferença”, comenta.

A coordenadora do curso de Administração e Administração – habilitação em Comércio Exterior, egressa da segunda turma de Comércio Exterior, saudou e agradeceu aos estudantes, professores e egressos, apresentou os professores e salientou a união de todos como base para o desenvolvimento de um curso forte. “Há 20 anos, a Unesc, pioneira na região, olhou para o mercado que se abria e para a necessidade do Sul do Estado, abriu um curso para colaborar com o desenvolvimento da região e na formação de profissionais capacitados para darem a sua contribuição com o desenvolvimento regional”.

Para o acadêmico da quinta fase de Comércio Exterior, Gabriel Dimer, de Sombrio, é um orgulho fazer parte desta história. “Sempre gostei de conhecer culturas e um dia vi uma pessoa negociando em mandarim com uma profissional chinesa. Isso despertou em mim a vontade de trabalhar com comércio exterior e conviver nesse ambiente globalizado. Fui pesquisar e encontrei o curso da Unesc com boas referências e oportunidades. É muito bom estar fazendo parte dessa história”, afirma.

O evento comemorativo aos 20 anos de Comércio Exterior da Unesc teve ainda a presença do coordenador adjunto do curso, Jean Peterson Rezende e do representante do Centro Acadêmico do curso, Henrique Richard Cortez Cunha.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança