• Curso capacita profissionais da área da construção

Curso capacita profissionais da área da construção

01 Nov, 2016 11:22:06 - Geral

Chapecó (SC)

Vinte e dois profissionais da área da construção civil participaram do curso “Revestimento de fachadas – tecnologia e patologia” promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste de Santa Catarina (Sinduscon/Oeste), que encerrou no último sábado (29), em Chapecó. A capacitação foi conduzida pelo engenheiro civil e mestre em habitação Renato Freua Sahade (IPT/SP).

Entre os objetivos do curso, Sahade enfatizou conceitos técnicos sobre os revestimentos de vedações verticais (argamassados, cerâmicos e pétreos), o alinhamento com as técnicas de boas construções, conceitos sobre a formação das manifestações patológicas em revestimentos de vedações verticais, princípios da engenharia (bom senso e física) e a capacidade para projetar, construir e planejar a manutenção preventiva e corretiva das obras. “A construção de uma obra envolve vários processos e, em todos, é preciso estar atento às peculiaridades de cada produto utilizado. No caso dos revestimentos, a qualidade implica diretamente na segurança e durabilidade das construções. Por isso, é preciso estar atento”, ressaltou. 

O presidente do Sinduscon/Oeste, Jean Carlo Baldi, explicou que entre os temas abordados estiveram os aspectos essenciais para prevenção (projeto, execução e manutenção), diagnóstico e correção de manifestações patológicas de revestimentos cerâmicos e pétreos. “Este curso foi muito oportuno, pois com a constante oferta de novos materiais no mercado, o conhecimento a respeito do comportamento físico e químico e a correta técnica de aplicação dos produtos de revestimento nas fachadas, é possível diminuir potencialmente os problemas além de aumentar a qualidade e durabilidade das obras”, afirmou.

O empresário e delegado do Sinduscon/Oeste, José Brill Wolff, assegurou que a capacitação foi pertinente não apenas para saber as causas dos problemas em revestimento de fachadas, mas principalmente para saber como evitá-los e corrigi-los. “Foi um treinamento bem pertinente pois estes problemas podem aparecer em qualquer estágio da construção e vida útil das edificações. Este foi um dos cursos mais positivos dos quais já participei. Além disso, tratou de problemas comuns, inclusive nas construções aqui de Chapecó e que agora poderemos solucionar com ainda mais expertise”, explicou.

A qualificação abordou a origem das manifestações patológicas em revestimentos, conceitos e definições (desempenho, durabilidade, vida útil, alvenaria de vedação, argamassa de revestimento, argamassas colantes, revestimentos cerâmicos), os selantes para juntas de movimentação, os tipos de revestimentos argamassados, cerâmicos e pétreos, as principais manifestações patológicas (infiltrações, fissuras, gretamentos, destacamentos, desplacamentos, manchamentos, empenamento, eflorescências, expansão por umidade), mecanismos de formação, classificação, sistemas de monitoração e sistemas de recuperação, escolha do sistema de recuperação, ensaios de avaliação e desempenho e estudos de casos reais.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE