Curso capacita profissionais a reduzirem efeitos do ruído ocupacional

21 Nov, 2018 16:48:04 - Saúde

Criciúma (SC)

A Associação Catarinense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Acest) e a Associação Sul Catarinense de Engenheiros e Arquitetos (Ascea) promovem na próxima terça (27) e quarta-feira (28), em Criciúma, o curso Procedimentos Técnicos para Avaliação da Exposição Ocupacional ao Ruído. "O propósito é trazer aos participantes do curso desde conceitos básicos a resultados práticos em decorrência da elevada exposição de ruídos em ambientes de trabalho", antecipa o professor Rafael Gerges, mestre em Engenharia Mecânica na área de Vibração e Acústica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O curso terá 12horas/aula, dará direito a certificado e ocorrerá no auditório da inspetoria do Conselho Regional de Agronomia e Arquitetura (Crea) de Criciúma (Rua Thomé de Souza, 829, Bairro Michel). O público-alvo são engenheiros e técnicos em segurança e saúde do trabalho, profissionais do Sistema Crea/Confea e médicos. Hoje, a perda auditiva relacionada ao trabalho é considerada pelos órgãos de saúde uma das doenças mais frequentes na população trabalhadora estando presente em diversos ramos de atividade, entre eles a siderurgia, metalurgia, gráfica, têxtil, construção civil, agricultura, transportes, telesserviços e outros. "Os elevados níveis de ruído têm sido um grave problema nos ambientes de trabalho, principalmente nas indústrias, ocasionado danos à saúde de inúmeros funcionários", ressalta Rafael Gerges, premiado em 2014 com o Young Professional Grant Competition do 43º Internacional Congress on Noise Control Engineering, realizado na Austrália, pelo trabalho desenvolvido sobre o conforto de protetores auditivos.

As vagas do curso são limitadas, e o investimento é de R$ 100 mais um quilo de não-perecível para ser doado para instituição de caridade da cidade. Os participantes concorrerão a uma bolsa do curso de inglês da escola KNN Idiomas. A realização do curso Procedimentos Técnicos para Avaliação da Exposição Ocupacional ao Ruído conta com apoio do Crea-SC e parceria com a Fundacentro, Laepi, CredCrea e KNN Idiomas.  

PERDA AUDITIVA

Principais sinais e sintomas :

- Zumbidos

- Dificuldade de compreensão da fala

- Dificuldade de localização da fonte sonora

- Dificuldade de atenção e concentração durante realização de tarefas

- Intolerância a sons intensos

- Alterações do sono

- Dor de cabeça

- Tontura

- Irritação e ansiedade

- Isolamento

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE