• Curso abordou coaching e inteligência emocional com líderes

Curso abordou coaching e inteligência emocional com líderes

28 Out, 2016 09:04:50 - Geral

Chapecó (SC)

Com o objetivo de aperfeiçoar a capacidade de liderar pessoas para a melhoria do desempenho e dos resultados da equipe, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC) promoveu nesta semana, em Chapecó, o curso “Inteligência emocional e líder coaching”. A capacitação contou com a participação de 30 líderes de cooperativas do oeste de Santa Catarina e foi mediada pela instrutora Rosângela Mambrini, especialista em Gestão de Pessoas e em Psicologia Organizacional.

A iniciativa proporcionou vivências para a ampliação da autopercepção e do autoconhecimento. Foram fornecidas ferramentas e metodologias do coaching para utilização no desenvolvimento da equipe de trabalho, valorizando a inteligência emocional como competência profissional para o sucesso pessoal e profissional. Os participantes reconheceram os processos de comunicação, ruídos, boatos e impacto no clima organizacional, identificando os benefícios do feedback com discussão de conceitos e realização de exercícios.


Segundo Rosângela, a qualificação focou em conceitos de liderança e coaching. A metodologia foi baseada na andragogia, a educação voltada para adultos. “Os participantes foram estimulados a compartilhar suas experiências e, a partir desses relatos, foi possível a construção de novos conhecimentos”, esclareceu. 
As atividades foram voltadas para melhorar o desempenho dos líderes em sua atuação no dia a dia. “Trabalhamos muito com a comunicação assertiva, técnicas de feedback e todos os princípios do coaching aplicados a prática do líder”, expôs. 

A instrutora destacou que o coaching tem como foco potencializar os talentos das pessoas para que elas melhorem a sua performance. “É isso que buscamos que o líder faça: ajude o seu liderado a identificar talentos e a potencializá-los, visando melhorar o desempenho pessoal e da organização”. 
Para ser um bom líder é necessário, em primeiro lugar, gostar de trabalhar com pessoas e se interessar por elas. “Saber ouvir é fundamental. Ser exemplo, ético e justo são algumas das principais características que um bom líder deve desenvolver”, afirmou. 

A inteligência emocional é um dos aspectos essenciais para obter o sucesso pessoal e profissional. De acordo com a instrutora, reconhecer as próprias emoções, lidar com elas, controlá-las, e identificar as emoções dos outros faz todo o sentido em um grupo que trabalha com diversas pessoas. 

O coordenador de autogestão do Sescoop/SC, Élvio Silveira, realçou que a iniciativa oportunizou o desenvolvimento de habilidades para o exercício da liderança aumentando a performance e os resultados das lideranças nas cooperativas.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA


REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança