• Curiosidades sobre o Dia 3 de Maio na história na visão de Elza de Mello

Curiosidades sobre o Dia 3 de Maio na história na visão de Elza de Mello

03 Mai, 2021 12:04:55 - Colunistas

Içara (SC)

O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa é comemorado no dia 03 de maio. Esta data celebra o direito de todos os profissionais da mídia de investigar e publicar informações de forma livre. Informação é poder, e por isso a tentativa de controlar os meios de comunicação sempre existiu e se chama censura.

A Censura é o contrário da Liberdade de Imprensa, e é comum nos regimes ditatoriais não democráticos. Mas a luta pela liberdade de imprensa é constante, porque mesmo nos regimes democráticos a censura pode aparecer de variadas maneiras.

Historicamente foram cometidos muitos crimes contra a liberdade de imprensa, principalmente durante a Ditadura Militar no Brasil.

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa foi criado pela UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura através da Decisão A/DEC/48/432 de 1993. A data foi criada para alertar sobre as impunidades cometidas contra centenas de jornalistas que são torturados ou assassinados como consequência de perseguições por informações apuradas e publicadas por estes profissionais.

Até o ano de 1817, O Descobrimento do Brasil era comemorado no dia 03 de Maio, data estabelecida pelo historiador português Gaspar Correa. Foi uma data justificada pelo fato de o Brasil receber o nome de Ilha de Vera Cruz e, posteriormente, Terra de Santa Cruz. O que provavelmente, para Gaspar Correa seria uma homenagem ao dia de Santa Cruz, celebrado no dia 03 de Maio.

Somente com a vinda da Família Real para o Brasil, em 1808 é que a data foi corrigida. Junto com a Corte veio uma cópia da Carta de Pero Vaz de Caminha, o escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral, que narra a que foi avistada a terras em 22 de Abril de 1.500. esse dia passou a ser o feriado de Descobrimento do Brasil até a Proclamação da República em 1889.

Após a Proclamação da República fez-se uma lista de feriados nacionais e a data do feriado de Descobrimento do Brasil voltou a ser o dia 03 de Maio. Em 21 de abril surgiu o feriado nacional de Tiradentes, para surpresa de muitos brasileiros.

E o feriado de Descobrimento do Brasil na era republicana passou a ser 03 de Maio, até 1930, no governo Getúlio de Vargas, que por decreto extinguiu o feriado de Descobrimento do Brasil. Sem o feriado, o dia 03 de Maio ficou esquecido e voltou novamente à data de 22 de Abril, o descobrimento do Brasil por Pedro Alvares Cabral.

O Dia da Invenção de Santa Cruz é o dia 3 de maio. A data regista a descoberta da Cruz de Cristo, a Vera Cruz, em 326, por Santa Helena e ainda a recuperação da mesma Cruz em 628 por Heráclio, que a reconquistou aos persas e a levou às costas para Jerusalém, tendo a entregue ao patriarca Zacarias, no dia 3 de maio de 630.

A data recebeu a designação de Dia da Invenção da Santa Cruz, sendo celebrada na Gália a 3 de maio. Em Portugal e noutros países do mundo existe a tradição de se realizar festas e romarias por volta deste dia, assim como de ornar fontes e cruzeiros com diversas flores, verdura, giestas, rosmaninho, entre outros, para proteger as pessoas dos males que andam à solta de noite.

Datas de 3 de Maio que muitas vezes esquecemos de que já foi festejada e até guardada como Feriado Nacional.

FOTO/BIBLIOO

ELZA DE MELLO
Postado por ELZA DE MELLO


coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE