• Cultura indígena pautará trabalho dos professores de artes em 2020

    Características, modo de vida e pinturas dos Guaranis serão trabalhados com os alunos durante ano letivo, e ex

Cultura indígena pautará trabalho dos professores de artes em 2020

26 Fev, 2020 15:28:35 - Geral

Içara (SC)

Os professores de artes da Rede Municipal de Ensino estão aprimorando o conhecimento sobre a cultura indígena. Uma capacitação está sendo ofertada pelo setor de Artes da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia com objetivo de orientar os professores, trabalharão a temática com os alunos no decorrer do ano letivo. Todos os trabalhos serão apresentados na edição da exposição “Arte Provoca Arte” em 2020. A líder da terra indígena, Kerexu Yxapyry, é a responsável pela apresentação da cultura indígena aos professores. O encontro ocorre durante está quarta-feira, dia 26, no auditório do Sindicado dos Servidores Públicos de Içara (Sindserpi).

Conforme a secretária de Educação, Gerusa Bolsoni, a capacitação é uma forma primordial investir e qualificar os profissionais de educação. “Com ela estamos subsidiando as práticas pedagógicas e estimulando o desenvolvimento profissional de nossos professores”, salientou.

“É uma preparação que iniciou no ano passado com a entrega do livro Almas do Brasil de autoria de Maristela Giassi, agora estamos dando continuidade de forma que incrementamos o conhecimento ouvindo e aprendendo com uma fonte oficial como Kerexu”, explicou a coordenadora de Artes da Secretaria de Educação, Lilian Philippi.

A capacitação trata mais especificamente dos povos Guaranis. “Queremos sanar a curiosidade dos professores e durante uma conversa para que haja o entendimento dos professores sobre o povo Guarani. Também apresentaremos vídeos exibindo a realidade da aldeia para despertar a criatividade e trabalhar com a arte voltada para questão indígena”, ressaltou a líder Kerexu.

A capacitação conta com a participação de mais de 20 professores que atuam na rede de Içara. “Sem dúvida é uma ação que nos ajuda a ampliar o repertório artístico e cultural de nossos alunos e se torna interessante, pois estamos tendo acesso ao próprio índio, os livros trazem uma visão diferente, já a Kerexu apresenta o que acontece dentro da aldeia”, destacou a professora de artes do CEI Alegria do Saber, bairro Presidente Vargas, Maria Luiza Alberton.

As definições das apresentações exibidas na edição deste ano da exposição “Arte Provoca Arte”, serão definidas no encontro. 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança