• Cultura Guarani em destaque no museu da Unesc

    Representantes da aldeia Nhu Porã participaram de uma roda de conversa 

Cultura Guarani em destaque no museu da Unesc

20 Abr, 2017 10:20:15 - Educação

Criciúma (SC)

O Museu de Zoologia da Unesc recebeu na tarde desta quarta-feira (19/4), Dia do Índio, 20 representantes da aldeia Guarani Nhu Porã, de Campo Bonito, Torres (RS) para uma roda de conversa sobre cultura indígena. Durante o evento, o cacique Mário Lopes falou sobre o modo de vida guarani e as crianças da aldeia, encantaram com canto tradicional da aldeia. Houve ainda uma exposição de peças do artesanato guarani.

O evento ocorreu no Bloco da Biblioteca, onde se localiza parte do acervo do Museu de Zoologia da Unesc dedicado à Mata Atlântica. Dessa maneira, os visitantes puderam visualizar a associação dos conhecimentos da cultura indígena com os animais da fauna regional.

“A roda de conversa abordou a respeitosa relação da comunidade indígena com os animais, além da cultura, seus costumes, arte, língua, alimentação e crenças dos índios Guarani”, comentou a coordenadora do Museu de Zoologia, Morgana Cirimbelli Gaidzinski.


O encontro teve a participação de estudantes do quarto e quinto anos do Colégio Unesc, acadêmicos de História e do Mestrado em Educação da Universidade, da socióloga Kátia Batista e dos professores da Unesc Renato Carola e João Batanolli. O evento foi uma parceria entre o Museu de Zoologia, o Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Minorias) e o Programa Ânima da Unesc.

Houve ainda a doação de alimentos para a aldeia, arrecadados durante uma campanha que contou com a participação dos funcionários e professores da Unesc, pelos alunos do Colégio Unesc e voluntários do Projeto Movie in Christ da Comunidade Evangélica Nova Jerusalém.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal