• Cultura ACIC traz exposição “Rastros” do fotógrafo Tonico Alvares

Cultura ACIC traz exposição “Rastros” do fotógrafo Tonico Alvares

03 Ago, 2016 15:04:27 - Geral

Criciúma (SC)

A exposição Rastros, do fotógrafo gaúcho Tonico Alvares, é a próxima atração do Cultura ACIC, com evento de abertura marcado para o dia 05 de agosto, às 20 horas. Premiado como fotógrafo jornalístico, nesta exposição Alvares foca na fine art, com abstratos, reflexos e distorções. “Rastros é um ensaio com abstratos urbanos, desconstrução de imagens e desfoques”, explica Alvares.

As fotos compõem um conjunto de obras onde há o antagonismo do detalhe fotográfico em grandes formatos. Na exposição original, as peças chegaram a dois metros e meio sozinhas ou compondo painéis trípticos. Nestes detalhes reproduzidos em grandes proporções, o fotógrafo, que já passou por grandes redações como Zero Hora, Veja, Diário de Notícias e Íris, trabalha cores intensas, reflexos e luzes em diversos ambientes urbanos e da natureza, captados em Miami e Nova Iorque.

A mostra que Tonico Alvares traz a Criciúma terá dez obras em tamanho de um metro por um, mas seguem o conceito original da exposição. Para o curador da mostra Carlos Eduardo Comas, Rastros traz o olhar do fotógrafo onde “O detalhe desmesurado e condensado na superfície parece levantado desde o olho do furacão, mas sua imobilidade se adivinha transitória. Reconhecemos vagamente reflexões, refrações, distorções, halos e grelhas, fragmentos ocupando o interstício entre a figuração convencional e a mancha ou o grafismo”.

Além da carreira jornalística, Tonico Alvares tem passagens internacionais com trabalhos para o Etnografiska Museet, o Museu Etnográfico de Estocolmo, buscando material em países orientais como Paquistão, Afeganistão, Índia, Nepal e Tailândia. Ainda na Suécia ele realizou, em 1979, na Kulturhuset (Casa de Cultura) sua primeira mostra fotográfica sociocomparativa, “Afeganistão-Estocolmo”. Esse trabalho foi exposto também em Porto Alegre no início dos anos 90. 

Na capital gaúcha teve várias outras exposições incluindo trabalhos sobre o Theatro São Pedro, no próprio, e a mostra “Rui, 40 anos”, na Bolsa de Arte. “Paris 48 Horas” foi exibida na Galeria de Artes do DEMAE, “Planeta Atlântida” no Shopping Iguatemi, e “Elegância Gaudéria” no Shopping Moinhos. 

Nos anos 90 Tonico Alvares atuou no Grupo RBS como repórter fotográfico durante dois anos. Então, engajou-se no projeto da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul “Perfis Parlamentares”, cujo objetivo era retratar em livros a vida de políticos gaúchos ilustres como Flores da Cunha, Getúlio Vargas, Oswaldo Aranha e Assis Brasil. 

Em 2005 expôs “Paris-Índia” no Museu da Artes do Rio Grande do Sul e, em 2009, participou de duas mostras fotográficas coletivas: “11 Photographes Brésiliens” com a obra “Senhoras de Estocolmo” na Galerie D’Art François Mansart, em Paris, e “Fotorama-09”, encontro internacional de fotografia no Uruguai, com uma mostra referente a um dos últimos shows do ídolo do reggae Bob Marley. 

Em 2011, exibiu a mostra “Rastros”, no MAC-RS, e, em 2012, a Galeria Gestual recebeu sua exposição “Aço Corten”. No ano de 2013, dedicou-se a retratos de personalidades gaúchas, os quais resultaram na mostra (Re)Tratar, na galeria OW! Art.

Desde 2000 é fotógrafo da Câmara Municipal de Vereadores e vem trabalhando em paralelo como colaborador da Revista Bá.


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal