• Crise na atividade leiteira

    "Aumento da importação está tirando renda dos agricultores familiares", afirma Dresch

Crise na atividade leiteira

01 Set, 2017 14:08:52 - Geral

Florianópolis (SC)

O deputado Dirceu Dresch (PT) levou ao plenário da Assembleia Legislativa  sua preocupação com a atual situação da atividade leiteira no estado. De acordo com o parlamentar, que participou nesta semana de diversos seminários sobre o tema na região Oeste, a abertura indiscriminada das importações e a queda no consumo interno devido à crise econômica do país vêm ocasionando uma queda crescente do preço do produto, prejudicando, assim, a fonte de renda de cerca de 70 mil famílias catarinenses e a base econômica de diversos municípios.

Ele defendeu que o governo federal faça a compra de excedente no mercado para regular o preço e suspenda a importação de leite oriundo principalmente do Uruguai e da Argentina. Comparando ao ano de 2010, o governo aumentou em 117% o volume importado de leite no ano passado.

"O aumento da importação está tirando renda dos agricultores familiares. Em todas as regiões do Estado, principalmente nas regiões Oeste, Sul e Alto Vale do Itajaí, a produção de leite é a grande fonte geradora de renda. Temos hoje em Santa Catarina a maior bacia leitura do mundo. É a atividade que está mantendo os agricultores no campo, e isso tudo está ameaçado", alertou Dresch.

O deputado apontou o risco de exclusão de agricultores da cadeia produtiva do leite e defendeu uma maior intervenção do Estado. "Quem vai produzir leite no futuro: nós queremos que continuem sendo os agricultores familiares", afirmou. Ele reivindicou a ampliação de políticas de incentivo e de proteção que garantam assistência técnica, acesso a tecnologias de pastagens e melhoria genética, além de crédito regulador e garantia de preço mínimo.

"Precisamos encarar esse debates, e não tenho dúvidas de que os governos precisam estar presentes com políticas protetivas, pois os pequenos não conseguem competir no mercado se não tiverem proteção do Estado. É preciso dar condições para que os agricultores continuem na atividade leiteira, permaneçam nas suas propriedades, nas suas comunidades, produzindo alimentos e gerando a riqueza que movimenta os pequenos municípios”, disse.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE