• Criciúma sedia Seminário Internacional de Educação

    Evento promovido pelo SESI teve início na tarde desta quarta-feira e segue até amanhã na ACIC

Criciúma sedia Seminário Internacional de Educação

27 Jul, 2017 10:43:24 - Educação

Criciúma (SC)

O desenvolvimento da educação infantil esteve em evidência na tarde desta quarta-feira, dia 26, durante a abertura do II Seminário Internacional de Educação Infantil - Os Sentidos e Significados das Experiências Cotidianas na Educação Infantil, promovido pelo SESI. O evento realizado na Associação Empresarial de Criciúma - ACIC e que teve sua primeira edição em 2016, conta com a participação de educadoras da Argentina (Jardín Fabulinus) que têm, na prática educativa de Reggio Emilia, na Itália, a inspiração para projetos educativos inovadores. A abertura contou com a apresentação do Coral do SESI e com a presença do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, do vice-presidente Regional Sul da Fiesc, Diomício Vidal, além de autoridades e educadores de toda a região.

“Este é um momento que nos causa grande emoção. Esse seminário reflete o valor que a FIESC, por meio do SESI, dá ao desenvolvimento profissional dos seus educadores que estarão reunidos nesses dois dias para aprender mais e trocar experiências. É uma estratégia de reconhecimento ao itinerário que já percorremos e que ainda iremos percorrer. Estamos orgulhosos com todo esse reconhecimento e muito felizes de recebê-los em nossa cidade”, enaltece o vice-presidente regional Sul da FIESC, Diomício Vidal.

De acordo com a gerente de Educação do SESI em Santa Catarina, Maria Tereza Paulo Hermes Cobra, a instituição trabalha para melhorar a vida das pessoas. “No campo da educação estamos voltados para elevação da escolaridade básica do trabalhador catarinense e para desenvolver competências sociais, pessoais, cognitivas e produtivas não só das pessoas que trabalham nas indústrias, como também dos seus filhos. Nesse contexto a rede SESI Escola conquista um destaque especial”, garante. “Contamos nesse seminário com 226 educadores do SESI e 70 profissionais, gestores e educadores de outras redes de educação. Temos a consciência que em rede avançaremos com mais velocidade e com mais qualidade na construção do processo educacional que produza sentidos e significados a toda a comunidade educativa”, complementa.

Na tarde desta quarta-feira, foi apresentada a palestra “A Organização dos Espaços para o Desenvolvimento das Múltiplas Linguagens da Criança”, ministrada pela professora Vera Melis Paollilo, de São Paulo. “Nossa intenção foi de trazer uma reflexão sobre os espaços organizados na educação Infantil, não como um cenário, mas como uma escolha para o desenvolvimento da criança. Também procuramos abordar as questões dos pilares fundamentais que elas precisam ter para fazer a organização desses espaços, que englobam a concepção de uma criança competente, a escola como ambiente de aprendizagem, a família como parceira e o professor como organizador de oportunidades”, enaltece.

Ainda durante a tarde foi realizada a apresentação do relato de experiência da nutricionista do SESI Escola de Criciúma, Tathiely Moretti, além de atividades culturais.

O II Seminário Internacional de Educação Infantil, segue nesta quinta-feira, dia 27 de julho das 8h às 12h30, com a apresentação de relato de experiência da professora do Sesi Escola de Criciúma, Morgana Maffei e a palestra “Práticas pedagógicas Inovadoras – um Diálogo com o Jardín Fabulinus/ Argentina” proferida pelas educadoras argentinas Alejandra Dubovik e Alejandra Cippitelli.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal