• Mostra na Praça Nereu Ramos reúne obras plásticas que provocam a reflexão sobre o racismo

Criciúma recebe projeto “O visível do invisível” na praça

16 Nov, 2016 09:27:00 - Geral

Criciúma (SC)

A exposição “O Visível do Invisível”, do artista Sérgio Adriano H., utilizará obras de arte para provocar reflexões sobre o racismo. A mostra que reúne 12 trabalhos intitulados “Preto de Alma Branca” e “Branco de Alma Preta” ocupa a Praça Nereu Ramos, no Centro de Criciúma, nesta quarta-feira (16), das 9h às 17h. O projeto percorrerá 15 cidades de Santa Catarina até o final de novembro, através do edital Elisabete Anderle 2014, na categoria Artes e Cultura Negra e Indígena.

As ações também recebem o apoio da Administração Municipal de Criciúma - via Fundação Cultural –, da Fundação Catarinense de Cultura e da Secretaria de Estao do Turismo, Cultura e Esporte. As obras serão espalhadas pelo espaço para chamar atenção dos pedestres. “É algo capaz de reverberar, retirando as pessoas de uma condição passiva. Se algum curioso parar e perguntar ‘o que é isso? ‘, ele já está na condição de formulador de perguntas”, afirma Sérgio. 

O artista também destaca que os autorretratos expõem uma verdade negada pela sociedade brasileira há muitos anos. “O preconceito de racismo é invisível, só é sentido e visível pelo atingido, pela pessoa em questão. Invisível para muitos, visível para todos os negros, amarelos, vermelhos, que não estão dentro do estereótipo de uma sociedade banalizada por questões de beleza e cor de pele”, explica.

*Sobre o artista:

Sérgio Adriano H. é natural de Joinville (SC), é artista visual, pesquisador e produtor cultural. Vive, estuda e produz entre as cidades de Joinville e São Paulo. Formado em artes visuais, mestre em filosofia (Faculdade de São Bento/SP – 2016), integra o Grupo P.S. com a artista Priscila dos Anjos e tem obras em acervos públicos e particulares. Em 2014 foi selecionado como um dos 30 artistas mais influentes de Santa Catarina, tendo sua biografia incluída no livro “Construtores das Artes Visuais: Cinco Séculos de Artes em Santa Catarina”. Ainda em 2014, na cidade de São Paulo, fundou a Residência Artística Diva Base 44, com o propósito de acolhimento de artistas de diferentes nacionalidades com o qual quer resinificar o cotidiano e a urbe a partir da arte.

*Informações retiradas do acervo pessoal do artista.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal