• Crianças que lutam contra o câncer ganham “aliados” no HSJosé

    Máscaras de super-heróis são confeccionadas para os pequenos em tratamento de radioterapia

Crianças que lutam contra o câncer ganham “aliados” no HSJosé

27 Fev, 2018 16:09:29 - Saúde

Criciúma (SC)

“Toda criança algum dia já sonhou em ser super-herói ou quem sabe ver seu herói preferido de perto; e se pudesse ter alguma peça deste personagem favorito então, seria muito legal”. Esta é a fala de algumas crianças que convivem com a equipe multiprofissional do HSJosé, e que realizam tratamento para combater o câncer.

Se as animações da TV mexem com a imaginação de adultos imagine com a das crianças. E foi pensando nisso, que a equipe do serviço de radioterapia do HSJosé resolveu trazer o lúdico para dentro do tratamento.

“Sempre pensamos em possibilidades que tragam mais conforto ao paciente para que o momento do tratamento seja mais leve e tranquilo. Com crianças é preciso ir além, e porque não trazer o lúdico? Por isso tivemos a ideia de confeccionar máscaras de personagens para as crianças que fazem tratamento de radioterapia aqui no hospital”, conta o técnico em radiologia Luiz Henrique Nascimento, quem idealiza e produz as máscaras.

O Tratamento de Radioterapia

O tratamento de radioterapia é utilizado em pacientes com câncer e consiste em receber determinada dosagem de radiação na região exata onde se encontra o tumor, por meio de uma máquina, o acelerador linear.

Quando o paciente vai passar pelo tratamento é preparado e precisa ficar deitado em uma maca. Os pacientes que tratam áreas como cabeça e pescoço, necessitam fazer uso de uma máscara especial para que no momento do procedimento apenas a área onde esta o tumor receba radiação.

O processo acontece em uma sala específica e preparada apenas para este tipo de processo; e é ai que muitas crianças precisam do auxílio dos profissionais para superar o momento. Apesar de não sentirem nenhum tipo de dor quando estão tratando, muitas crianças ficam inseguras e receosas. Mas uma equipe sensível, criativa e prestativa faz toda a diferença. “As crianças e familiares já estão passando por um processo delicado, viver mais um momento doloroso na hora do tratamento não é o que queremos ver. Por isso procuramos sempre que possível, trazer ações que mudem estes momentos. Sabemos que os “pequenos” principalmente; quando tranquilos passam pelo tratamento com mais facilidade e tudo ocorre de forma mais leve para todos”, ressalta Heloisa Helena Beirão, psicóloga do setor.

A partir de agora, todas as crianças que fazem o tratamento no HSJosé recebem uma máscara com seu personagem em quadrinho favorito, confeccionada especialmente para ele. Quando a criança vai iniciar o tratamento após passar pela consulta, já realiza o molde da máscara e fala qual seu personagem favorito. Nascimento empenha-se em fazer o melhor, e é ai então que a máscara recebe a pintura e demais adereços que o personagem em questão precisa ter.

Como forma de carinho, ao terminar o tratamento a crianças levam suas máscaras embora de presente.

Cada paciente precisa ter sua máscara moldada conforme o seu rosto. O material é feito com termoplástico e não causa nenhum tipo de irritação na pele. “Para que a máscara ganhe cor e tenha os adereços necessários toda equipe colabora. Um doa tinta, outro pincel, e por ai vai. E é confeccionada com todo carinho”, destaca o técnico em radiologia.

Todos os profissionais que atuam nestes setores afirmam que o ambiente lúdico e alegre proporciona a diminuição da sensação de dor, ajuda o paciente a aceitar melhor o tratamento, diminui a ansiedade de pessoas para o cuidado e contribui no atendimento e realização de procedimentos; o que aumenta certamente a satisfação dos profissionais de saúde.

TEXTO/ENGEPLUS
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE