• Crianças e idosos são as principais vítimas de acidentes domésticos

Crianças e idosos são as principais vítimas de acidentes domésticos

10 Set, 2018 16:10:51 - Segurança

Içara (SC) 

Crianças e idosos são as vítimas mais frequentes de acidentes domésticos socorridas pelo Corpo de Bombeiros de Içara, que presta o atendimento pré-hospitalar. Entre as lesões mais recorrentes estão queimaduras, cortes, ferimentos, desmaios, convulsões, choques elétricos e engasgamentos.

De acordo com Arthur Silveira Júnior, tenente da corporação, há algumas medidas preventivas que podem ser tomadas para evitar acidentes. “Existe um equipamento de proteção para tomadas que evita com que crianças mexam e possam levar choques elétricos. No caso dos idosos, é preciso tomar cuidado ao passar pano de chão, para não correr risco de escorregamentos, fazendo com que quebrem algum osso ou batam a cabeça”, comenta.

Para desmaios e convulsões, existem procedimentos específicos. “Quando alguém desmaia, deve-se colocar a pessoa em uma cadeira, a pressionando para frente e de maneira que não caia para trás, para que a circulação volte ao normal e a pessoa retome a consciência”, indica. “Em caso de convulsão, deve-se afastar todos os objetos do lugar para que a pessoa não se machuque quando estiver se debatendo, além de segurar a cabeça para que não bata. Também é preciso manter a pessoa deitada e não tentar mudá-la de posição”, orienta o militar.

Com foco na prevenção, o Corpo de Bombeiros criou os programas Bombeiro Mirim e Bombeiro da Terceira Idade. “Acontecem uma vez a cada ano, onde são repassadas dicas de segurança para crianças e idosos”, explica Silveira.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/DIVULGAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança