• Crianças do Colégio Unesc aprendem a se proteger da Dengue

    Oficina ocorreu dentro da Semana do Meio Ambiente da Universidade

Crianças do Colégio Unesc aprendem a se proteger da Dengue

07 Jun, 2017 11:20:43 - Educação

Criciúma (SC)

Um dia para aprender a se defender da Dengue. As crianças do Colégio Unesc estão participando de atividades teóricas e práticas dentro da Semana do Meio Ambiente da Universidade. Na manhã desta quarta-feira (7/6) as turmas do 6º e 7º ano visitaram o bloco da saúde do campus para verem de perto as larvas do mosquito e aprenderem sobre prevenção.

Os alunos foram acompanhados pela acadêmica Valeri Oliveira, que ministrou uma conversa sobre o tema e acompanhou as turmas até um dos laboratórios do curso de Ciências Biológicas. Lá eles tiveram contato com os telescópios e puderam ver com detalhes e conhecer melhor a larva do mosquito.

No futuro

Além do conhecimento, a visita levou a estudante Julia Budni Picolo a escolher o seu futuro. “Quero trabalhar na área da saúde e ciências quando crescer. Aprendemos muito sobre o mosquito, como reconhecer e nos defendermos. Mas colocar o jaleco e ter contato com os equipamentos foi uma experiência muito legal, que trouxe uma vontade de, no futuro, trabalhar na área”, comentou Julia.

Mais conhecimento

Além de utilizar os equipamentos para conhecer as larvas, os alunos também fizeram uma atividade de perguntas e respostas, que buscou fomentar a curiosidade e socializar mais conhecimentos sobre o assunto.

Para a professora do Colégio Mainara Figueiredo Carcais, que faz parte da Coordenação de Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc, ter contato desde cedo é fundamental para a luta contra o mosquito. “É importante que consigam perceber onde a dengue está e saibam como agir desde agora. Esta consciência, além de ajudar na prevenção, auxilia a vigilância sanitária na luta conta a Dengue”, afirmou a Mainara.

A atividade teve apoio do curso de Ciências Biológicas e das equipes de Vigilância Sanitária de Criciúma e Araranguá, que cederam as larvas para estudos.

Enquanto a ação ocorria com os alunos do 6º e 7º ano no Bloco S, os alunos do 8º ano ao 3º ano do Ensino Médio participaram da palestra “Degradação Ambiental: conectando Criciúma à Mariana”. A conversa promoveu conhecimentos sobre os problemas ambientais da região colocando-os no contexto do desastre de Mariana.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal