• Crianças celebram chegada do Peixe-lua ao Museu da Unesc

Crianças celebram chegada do Peixe-lua ao Museu da Unesc

08 Set, 2017 14:36:22 - Geral

Içara (SC)

Um exemplar do maior e mais pesado peixe ósseo do mundo foi inaugurado no Museu de Zoologia da Unesc nesta terça-feira, dia 5. A apresentação ocorreu com olhos atentos dos pequenos do 6º ano Escola Maria Arlete Bitencourt Lodetti, de Içara. Eles aprenderam sobre a conexão entre a Lua e o animal com o estudante do curso de Geografia da Unesc Bruno Netto da Silva. Além disso, os estudantes também puderam entender a fragilidade do ambiente marinho mediante aos inúmeros impactos decorrentes da ação humana.

“Grande parte das escolas carecem de equipamentos e materiais visuais para estabelecer o diálogo e dar subsídios para o desenvolvimento das aulas. O Museu funciona como uma extensão da escola, levando esses recursos didáticos e programas educativos”, ressalta a coordenadora do Museu, Morgana Cirimbelli Gaidzinski. O exemplar da Unesc foi doado pelo extinto Museu do Índio e apresenta 1,5 metros de comprimento. Ele foi restaurado pelos biólogos Rodrigo Ribeiro de Freitas, Murilo Bon e Kleiton Lima.

O Peixe-lua pode ultrapassar três metros de comprimento e pesar mais de duas toneladas. Ele apresenta um comportamento singular de permanecer um longo tempo à superfície da água para apanhar sol. Com isso, atrai aves como as gaivotas para o desparasitar. Esses peixes possuem neurotoxinas na carne, por isso não podem ser consumidos por seres humanos. São animais mansos presentes em todos os oceanos, inclusive na costa brasileira. Entre os predadores estão os leões-marinhos, orcas e tubarões.

TEXTO/CANAL IÇARA
FOTO/MAYRA LIMA/ UNESC

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança