• Criadores de peixe de água doce poderão regularizar a produção

    Fatma deve lançar normativa com base no projeto de lei apresentado por Patrício Destro

Criadores de peixe de água doce poderão regularizar a produção

08 Mar, 2018 14:13:56 - Economia

Florianópolis (SC)

Até o dia 1ª de maio o Governo do Estado de Santa Catarina deve lançar uma normativa com base nos principais pontos do projeto de lei do deputado estadual Patrício Destro (PSB) sobre a regularização da piscicultura.

A medida foi anunciada na tarde desta quarta-feira (7) durante uma reunião com presidente da Fatma, Alexandre Waltrick Rates, Destro, piscicultores e representantes de secretarias de agricultura e pesca de alguns municípios catarinenses. “Ficamos muito satisfeitos com a decisão do presidente porque entendemos a urgência em fornecer condições de regularização para as cerca de 30 mil famílias que atuam nesse setor em Santa Catarina. Agora, enquanto o nosso PL passa pelas comissões antes de ser votado no plenário, os profissionais podem buscar a documentação que necessitam para trabalhar legalmente, afirmou Destro.

Recentemente, Destro participou de uma reunião na prefeitura de Schroeder e foi informado que uma cooperativa está sendo montada no município para fazer o beneficiamento da produção. “Isso vai fazer com que uma nova área da economia comece a crescer no nosso estado. Já fomos o 5º na criação de peixes de água doce, mas caímos para 7º no ranking nacional. Com essa regulamentação esperamos que o produtor seja beneficiado e Santa Catarina reconhecida por oferecer mais um produto de qualidade no mercado”, enfatizou o parlamentar.

O presidente da Associação Joinvilense de Aquicultores, Euclides Paterno, se mostrou preocupado com o cenário que vem sendo enfrentando por quem trabalha com a criação de peixe de água doce. “Hoje nós somos vistos como marginais. Se um órgão fiscalizador chegar na nossa propriedade e pedir a documentação, nós não temos e eles podem apreender todo o peixe. Da maneira como a legislação foi feita é praticamente impossível conseguir ou fica inviável financeiramente para o produtor. Agora temos esperança que essa questão seja solucionada, pois queremos trabalhar na formalidade”, concluiu.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE