• Criação de cooperativa agrícola ganha força em Urussanga

    Grupo de agricultores, representantes do Executivo e Legislativo Municipal, além da Epagri e demais entidades visitaram um modelo de cooperativa em Içara

Criação de cooperativa agrícola ganha força em Urussanga

11 Jul, 2018 13:53:05 - Economia

Içara (SC)

A ideia de desenvolver o projeto para a criação de uma cooperativa agrícola em Urussanga vem ganhando cada vez mais força. A iniciativa que conta com o apoio da Administração Municipal, da Epagri, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Uneagro e outras instituições do município, tem o principal objetivo de difundir o trabalho do agricultor urussanguense e facilitar a comercialização dos produtos fabricados e cultivados no município.

Com esta proposta, um grupo de agricultores, entidades, Epagri e representantes do Executivo e Legislativo Municipal visitaram a Cooperativa da Agricultura e Pesca Familiar de Içara (Coopafi) para conhecer o trabalho e as atividades desenvolvidas pela cooperativa.

“A Coopafi é uma cooperativa de agricultura familiar que trabalha com diversos produtos e promovem a comercializam deles em uma feira realizada todas as sextas-feiras em Içara, além de outras cidades da região. Trouxemos este grupo para conhecer as atividades e verificar a possibilidade de criarmos este mesmo ideal de projeto para o município, já que contamos com o apoio do Executivo Municipal. Urussanga já conta com uma cooperativa, a Coofasul, e queremos verificar o que se tornará mais viável para o município, a implantação de uma nova, ou o trabalho para diversificar a já existente”, explica o extensionista da Epagri, Henrique Viana e Silva, que acompanhou o grupo durante a visita.

De acordo com os dados fornecidos pela Epagri, Urussanga conta com 1,2 mil famílias agricultoras, sendo que dessas, 240 estão com a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa. A DAP é um documento que identifica o produtor familiar e é necessário para que esse agricultor possa participar das políticas públicas para a agricultura familiar, como financiamento da habitação rural e Programa de Aquisição de Alimentos do governo.

“Com a criação da nossa cooperativa de agricultura familiar, os cooperados terão muito mais vantagens na hora de comercializar os produtos. Isso ficou claro com a apresentação do projeto que é desenvolvido em Içara e que viemos buscar informações. Ali, o espírito associativista dos agricultores virou um case de sucesso e é isso que queremos para o nosso município. Vamos trabalhar sempre com o objetivo maior de gerar renda para as famílias e crescimento para esta atividade tão importante para Urussanga”, esclarece o prefeito, Gustavo Cancellier.

Além da visita em Içara, também será realizada uma visita a uma cooperativa em Forquilhinha. A primeira viagem realizada pelo grupo contou com a presença do Prefeito Gustavo Cancellier, o vereador Gilson Casagrande, representantes da Epagri, Uneagro, Secretaria de Educação, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e agricultores do município.


TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal