• Creas reforça manutenção do atendimento em casos de violência ao idoso

Creas reforça manutenção do atendimento em casos de violência ao idoso

12 Jun, 2020 18:14:16 - Geral

Içara (SC)

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), órgão vinculado ao Governo de Içara, por meio da Secretaria de Assistência Social Habitação, Trabalho e Renda, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), se unem pela qualidade de vida ao idoso içarense. A pandemia do Covid-19 provocou algumas restrições, mas o atendimento a violação dos direitos, bem como as denúncias de casos se mantém.

Conforme o CMDI, a população idosa de Içara cresceu 4,5%. Em abril de 2019 eram 6.646 pessoas nessa faixa etária, já no mesmo mês deste ano, esse número chegou a 8.103. “Nosso Conselho tem um caráter consultivo, deliberativo que atua na fiscalização e controle da politica de defesa dos direitos da pessoa idosa em nosso município” explicou presidente do CMDI, José Fernandes.

A coordenadora do Creas, Vanessa Nuernberg, afirma que entre os meses de janeiro e junho deste ano, Içara registrou dez casos de atendimento a violação de direitos de idosos. “São atendimentos que se concentram no campo da violência psicológica e financeira. Dentro das normas e regras da saúde é importante colocar a população que continuamos atuando normalmente”, enfatizou.

Na próxima segunda-feira, dia 15, é lembrado do Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.  A data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU), e Rede Internacional de Prevenção a Violência a Pessoa Idosa. “É uma data para trabalhar de intensamente  a prevenção, criando uma consciência social para existência dessa violência para garantir o envelhecimento das pessoas de forma saudável e tranquila” acrescentou a secretária de Assistência Social, Lúcia Zanoli Pizzetti.

Em Içara, as denúncias de violência e violação aos direitos do idoso podem ser feitas nos telefones (48)3431 3572 e (48)3431 3597, outra opção de contato é o disque 100. 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE