• CREAS de Içara oferece apoio à mulheres vítimas de violência doméstica

CREAS de Içara oferece apoio à mulheres vítimas de violência doméstica

06 Ago, 2018 19:19:44 - Segurança

Içara (SC)

A denúncia contra Luís Felipe Manvalier, suspeito de matar a mulher Tatiane Spitzner tem movido o país a respeito de casos de feminicídio, levantando o debate sobre o que pode ser feito preventivamente para evitar que novos casos ocorram.  Em Içara, as mulheres vítima de violência física ou psicológica tem à disposição os serviços do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que conta com uma equipe interdisciplinar de psicólogos, assistentes sociais e advogados, que prestam orientação para as mulheres que passam por essa situação.

De acordo com a assistente social do Creas Daniela Militão, não há casos de feminicídio registrados no órgão içarense. "Acreditamos que os serviços de acompanhamento são fundamentais para que Içara não tenha nenhum registro do crime. Mas o fato de não haver registro de morte, não inibe a existência de violência contra a mulher", coloca.  Segundo a profissional, atualmente, 70 içarenses vítimas de violência são acompanhadas pela equipe.

Daniela lembra que casos de violência contra a mulher podem ser denunciados pelo Disque 100 ou pelo número do Creas 3431- 3572. "Aquela cultura criada no Brasil de que em briga de marido e mulher não se mete a colher é errônea. Tanto a vítima, quando alguém que presencie casos de violência podem entrar em contato com o setor que prestaremos os devidos esclarecimentos e acompanhamento", coloca.

O dia 7 de agosto é lembrado como o dia da sanção, pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da Lei Maria da Penha, que desde 2006 visa coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. "O Governo de Içara, por meio da nossa secretaria, presta um serviço de amparo para todas as mulheres que sofrem violência. Esses serviços são fundamentais para proporcionar dignidade e segurança a estas mulheres, evitando que situações piores aconteçam", completa a secretária de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, Fabiana do Amaral.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança