• CRAS trabalha com a prevenção e fortalecimento de vínculos

CRAS trabalha com a prevenção e fortalecimento de vínculos

27 Dez, 2016 17:36:01 - Geral

Balneário Rincão (SC)

Prevenir situações de risco social. Esta é a missão do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Responsável pela oferta de serviços às famílias carentes, atuando na prevenção de riscos e fortalecimento de vínculos, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) atende idosos, crianças e dependentes químicos em vulnerabilidade social. O trabalho consiste em tratamento psicológico e assistência social.

O principal serviço ofertado pelo CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). O PAIF é um trabalho de caráter continuado que tem como intuito fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos e promovendo o acesso e desfrute de direitos das famílias. “O programa trabalha desde o acolhimento, visitas às famílias e oficinas socioeducativas que debatem sobre determinado tema a cada encontro realizado mensalmente, pelas técnicas do CRAS”, explica a Assistente Social do CRAS, Simone Serafim Abreu Gonçalves.

De acordo com Simone, as visitas são realizadas rotineiramente. Durante as vistorias o corpo técnico da Assistência Social analisa a situação da família e inscreve-a no CRAS para receber o atendimento. Ou apenas acompanham o trabalho realizado com cada uma. “Nas reuniões informamos aos pais sobre os direitos e deveres para com os filhos. Já nas vistorias, nós procuramos cobrar a responsabilidade dos pais. Se estão levando os filhos para a escola, se estão vacinando os filhos, etc.”, especifica. Para a psicóloga, Fernanda de Oliveira, é de extrema importância dar esta responsabilidade aos pais. “Com isso, desejamos que as famílias se tornem autônomas”, justifica Fernanda. 

Um segundo trabalho serviço oferecido pela Secretaria de Assistência Social, por meio do Cras, é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), onde o público alvo são crianças e jovens entre 6  e 17 anos de idade. Todos recebem acompanhamento psicológico, assistência social, realizam refeições no local e participam de oficinas de música, expressão corporal, artes, atividades lúdicas, educação física e esportes aquáticos.

CRAS e CREAS trabalham em conjunto

O Centro Especializado de Assistência Social (CREAS) busca desenvolver as atividades de forma articulado com o CRAS. Este, atende a população em situação de ameaça ou violação de direitos. Entre os casos estão a violência física, psicológica e sexual e drogas.  Os profissionais do CREAS acolhem, escutam e trabalham para fortalecer e reconstruir os vínculos familiares e comunitários. 

Cadastro Único: serviço é composto por diversos programas sociais

O Cadastro Único é um instrumento que identifica e caracteriza os mais pobres e permite conhecer a realidade socioeconômica das famílias de baixa renda. “O serviço consiste em benefícios para famílias brasileiras de baixa renda com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos. O programa inclui auxílio do Programa Bolsa Família (PBF), Baixa Renda Dona de Casa e Energia, Carteira do Idoso, entre outras vantagens”, explica a Gestora do Cadastro Único, Mônia Paula da Silva Alves.

O Programa Bolsa Família é um programa de transferência condicionada de renda que beneficia famílias pobres e extremamente pobres, inscritas no Cadastro uma cobertura de 0% da estimativa de famílias pobres no município. De acordo com Mônia, atualmente 650 famílias recebem estes benefícios em Balneário Rincão. “O Cadastro Único é autodeclaratório, mas se a gestora perceber alguma irregularidade, a equipe técnica é comunicada para assistir à família”, argumenta a Assistente Social, Simone Serafim Abreu Gonçalves.

Carteira do Idoso possibilita transporte interestadual gratuito

Nada melhor como chegar à terceira idade podendo viajar e curtir a vida. Destinada a pessoas com mais de 60 anos e que são aposentadas ou com renda inferior a dois salários mínimos, a Carteira do Idoso possibilita o transporte interestadual gratuito ou com pelo menos 50% de desconto. 

A Carteira do Idoso é válida em todo o território nacional e pode ser feita gratuitamente no Centro de Referência de Assistência Social de cada município. Demora em torno de 90 dias para ser emitida a partir da data de expedição. “Para legalizar o benefício gratuito o idoso precisa marcar a viagem com uma semana de antecedência, porque se deixar para o dia é muito difícil de conseguir a isenção”, esclarece a Gestora do Cadastro Único, Mônia Paula da Silva Alves. 

Para fazer a carteirinha ou atualizar, o idoso deve levar os seguintes documentos no CRAS de Balneário Rincão: comprovante do Inss ou carteira de trabalho, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Identidade, comprovante de residência (conta de energia elétrica). Se houver mais pessoas que moram com o idoso também deve ser levada a mesma documentação. 

Os interessados devem comparecer a sede do CRAS na Rua Jaguaruna, 527, no Centro de terça a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h e nas sextas-feiras das 13h às 17h.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal