• CRAS realiza encontro do Grupo de Mulheres sobre saúde

CRAS realiza encontro do Grupo de Mulheres sobre saúde

19 Abr, 2017 15:51:35 - Geral

Nova Veneza (SC)


O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) em parceria com a Secretaria de Saúde de Nova Veneza realizou nesta terça-feira, 18, um dos encontros do Grupo de Mulheres. O encontro teve como tema a prevenção e saúde da mulher e foi destacada a importância da realização do preventivo e da mamografia. Segundo a enfermeira responsável pela Unidade de Saúde Básica do Centro, Cleidinei Policarpi, o preventivo detecta as células do colo do útero que podem se transformar em um câncer de colo de útero. “O exame preventivo é indolor, não causa dor, é rápido, é confiável e é o único exame que coleta as células do colo do útero. A prevenção é o principal método para evitar as doenças”, destacou.


Ainda segunda a enfermeira o câncer de mama é outra preocupação entre as mulheres. “Indicamos para que todas as mulheres com mais de 40 anos realizem a mamografia, é uma prevenção. É um exame que se detectado no início tem 100% de possibilidade de cura do câncer de mama sem retirar a mama através da mastectomia”, ressaltou. De acordo com a psicóloga do CRAS, Silvana Ghellere Cavalheiro, o Grupo de Mulheres existe desde 2015, os encontros são realizados quinzenalmente e são trabalhados temas como autoestima, depressão, questões familiares, conflitos, cuidados pessoais e de saúde.


“São mulheres que tem autoestima baixa e que passam muito tempo em casa. Temos muitas pessoas com depressão e montamos esse grupo para resgatar a autoestima das mulheres, para ressaltar a importância da prevenção e de se cuidar não só fisicamente, mas também da saúde, pois hoje temos muitas estatísticas de câncer de mama e colo de útero, e a prevenção é fundamental”, salientou.


TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal