• CRAS de Maracajá começa a ser reestruturado

CRAS de Maracajá começa a ser reestruturado

15 Fev, 2017 15:24:49 - Geral

Maracajá (SC)

O Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e seus programas estruturantes, em Maracajá, estão passando por uma ampla reestruturação com objetivo de tornar a assistência social no município um direito do cidadão de forma técnica, embasada na lei e desenvolvida profissionalmente. A informação é da primeira dama do município, Andréia Rocha, que tem pesquisado sobre o tema e acompanha o processo com os técnicos do Departamento Municipal de Assistência e Bem Estar Social.

Dentre as modificações que estão em andamento, segundo Andréia, está a contratação de profissionais habilitados na assistência social, que passarão por planejamentos das atividades ligadas ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que atende crianças e adolescentes com idades entre 6 a 17 anos, substituto do antigo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). 

O serviço é, segundo a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, realizado com grupos, estruturado de modo a prevenir as situações de vulnerabilidade social, com a finalidade de ampliar as trocas culturais e de vivências, desenvolvendo o sentimento de pertença e de identidade, fortalecendo vínculos, no sentido de incentivar a convivência familiar e comunitária a partir do exercício da cidadania.

De acordo com a primeira dama do município, “o SCFV tem caráter preventivo, alçado na defesa dos direitos e desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada criança e adolescente e seus familiares ou responsáveis, prevenindo situações de vulnerabilidade social”. Andréia acrescenta que “estas ações estão em conformidade com o plano de governo da administração municipal, que visa promover políticas públicas que oportunizem o acesso e a emancipação do povo maracajaense”.

Andreia Rocha ressalta que o Serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é regulamentado pela Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, estabelecido por Resolução do Conselho Nacional de Assistência Social(CNAS).

A diretora destaca, ainda, que a reestruturação do serviço contempla a formação de equipe técnica especializada que atenderá regularmente crianças e adolescentes na realização de oficinas de arte e cultura, cidadania, informática, música, oficinas pedagógicas, esporte e atividades complementares, que serão implementadas ao longo de 2017.

O serviço iniciará suas atividades no próximo dia 6 de março, no horário de contra turno escolar, de segunda a sexta-feira. Podem participar famílias já cadastradas no Departamento de Assistência Social e outras famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade. Informações podem ser obtidas diretamente no CRAS de Maracajá das 8h30 às 17h30, ou ainda pelo telefone 3523-0318.

O acesso a estas atividades é um direito previsto na Constituição de 1988 e implementado posteriormente por políticas públicas. “Queremos com a gestão dar qualidade ao serviço, compreendendo a criança e o adolescente como sujeitos em construção e o serviço como oportunidade e não como depósito assistencial; para isso além de equipe técnica especializada, formação continuada, a estrutura física também passa por reparos no sentido de oferecer condições dignas e seguras para o atendimento ao cidadão”, finaliza Andréia Rocha.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

FOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança