• CPMA de Criciúma realiza quase nove mil atendimentos no ano

CPMA de Criciúma realiza quase nove mil atendimentos no ano

18 Dez, 2018 10:37:01 - Geral

Criciúma (SC)

A  Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) de Criciúma, que apoia e monitora a execução de penas e medidas alternativas e busca a reintegração dos indivíduos, realizou, entre janeiro e novembro, quase 8.5 mil atendimentos técnicos. A expectativa é que em dezembro o número final se aproxime ou ultrapasse nove mil atendimentos. São realizados encaminhamentos para a prestação de serviços à comunidade ou cumprimento de medida socioeducativa, mas, muito além disso, encaminhamento para as entidades parceiras em áreas como assistência social, saúde, educação, trabalho e renda e Defensoria Pública e, com isso, novas oportunidades de vida.

Segundo a coordenadora do CPMA de Criciúma,
Regiane Medeiros Gonçalves, os atendimentos psicossociais, realizados pela equipe técnica da central, visam compreender o indivíduo em sua totalidade, considerando este portador de direitos e deveres. “Através do diálogo busca-se conhecer a subjetividade de cada um, as circunstâncias e as motivações para o delito cometido, com o objetivo de mobilizá-lo ao seu cumprimento integral da pena ou medida imposta”, explica.  Na opinião da coordenadora, é importante ressaltar que a família tem fundamental importância na adesão do beneficiário ao cumprimento da determinação judicial, fato relevante para ampliação dos atendimentos psicossociais aos familiares.

Nestes onze meses foram recebidos 628 processos oriundos da 1ª e 2ª Vara Criminal, Vara de Execuções Penais da comarca de Criciúma e também da Justiça Eleitoral. Segundo dados da CPMA de Criciúma, a maioria do beneficiários (60%) atendidos pelas CPMAs tem entre 21 e 40 anos, 86% são homens, a maioria cometeu delitos do código de trânsito, de porte ou uso de drogas e furto.

Capacitações e projetos beneficiam entidades parceiras e a comunidade

Os profissionais da CPMA realizam constantemente capacitações com instituições parceiras e que contribuam com a atuação da equipe multidisciplinar que a compõe. Além disso, a Central realiza um projeto que propõe reflexões para os homens autores de violência doméstica contra a mulher,  outro com palestras educativas para usuários de drogas, além de campanhas sobre educação no trânsito, fortalecimento da cultura da paz, entre outros.

“Para a efetivação do nosso trabalho é imprescindível a atuação das instituições parceiras, pois sem estas não seria possível a aplicação da prestação de serviços à comunidade, uma vez que são seus principais agentes articuladores. Por esse motivo, as instituições conveniadas passam por constantes capacitações, a fim de conhecer ainda mais os trabalhos desenvolvidos pela CPMA, trocar experiências e solucionar eventuais dúvidas, reforçando que o contexto é de responsabilidade social e não somente judicial”, ressalta Regiane.

A CPMA completou no mês de novembro seis anos de instalação no Fórum da comarca de Criciúma. O programa, que possui 8 centrais no Estado e uma coordenação técnica operacional, é resultado da parceria entre o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC), a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC) e o Ministério Público (MP/SC).

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE