• COSEMS realiza capacitação macrorregional

COSEMS realiza capacitação macrorregional

05 Abr, 2017 14:00:06 - Geral

Criciúma (SC)

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS/SC) realizou hoje e continua amanhã (05 e 06/04) na ACIC, duas capacitações que envolvem os técnicos dos 45 municípios da região sul do Estado. O evento conta com a participação dos secretários municipais de saúde, técnicos planejamento, contadores, tesoureiros e controladores internos.

Durante a cerimônia de abertura o presidente da AMREC e prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, disse aos presentes que era importante se capacitar já que as regras mudam, e é necessário o bom emprego dos recursos públicos. “Não podemos perder nem um centavo. Por isso é importante que os técnicos saibam como fazer para otimizar esses recursos, já que a população não pode esperar para atendimento na saúde”, declarou.

O presidente da AMESC e prefeito de Morro Grande, Valdo Rocha, incentivou os técnicos na busca de conhecimento constante. “Precisamos nos capacitar para que tenhamos sempre um trabalho cada vez melhor. Precisamos evoluir e ter ganhos na busca de recursos, e também na melhor aplicação deles”, afirmou.


Hoje o curso será de Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS). Amanhã o tema será a aplicação dos recursos do SUS. O primeiro tem por objetivo viabilizar o conhecimento suficiente para preenchimento do SIOPS, conforme determina a Lei Complementar 141/2012, e ainda atender as adequações prevista na Nova Contabilidade Pública Brasileira na Legislação vigente. Já o curso de quinta-feira quer instrumentalizar os gestores para otimizar aplicação dos recursos financeiros de maneira a garantir uma melhor eficiência e eficácia na sua utilização.

As capacitações serão ministradas pelo advogado e professor da UNB e ESAF, César Augusto Frantz Machado. Ele já foi servidor da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (2000 a 2004) e Consultor no Ministério da Saúde (2004 a 2011).

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE