• Corrida Unimed está programado para domingo em Chapecó

Corrida Unimed está programado para domingo em Chapecó

25 Jan, 2017 15:49:02 - Saúde

Chapecó (SC)

A etapa de Chapecó das Corridas Unimed – Circuito Santa Catarina está aí! No domingo, dia 5 de fevereiro, milhares de atletas profissionais e amadores participarão dos trajetos de 5 km, 10 km e meia maratona (21 km). A programação terá início às 7h30 da manhã, com largada em frente ao Shopping Pátio Chapecó, na Avenida Getúlio Vargas.

A iniciativa é organizada pelo Programa de Medicina Preventiva (Univida) da Unimed Chapecó. O evento é voltado a todos os públicos, aos que já praticam e também àqueles que querem iniciar no esporte, com o objetivo de proporcionar um dia de lazer e atividade física. As inscrições já estão encerradas. São apoiadores a Cooperativa Central Aurora Alimentos, a Hikebike e a Vistome. O patrocínio é da Unicred.
Para ajudar na preparação nessa reta final até o dia da prova, o educador físico da Unimed Chapecó, Rafael Paz, relacionou os principais mitos e verdades que envolvem a corrida.

1 – A corrida serve para emagrecer

Correr emagrece, sim. Além disso, proporciona muitos outros benefícios para a saúde. Como é um exercício de grande gasto calórico, favorece a redução de peso. Em apenas 30 minutos de corrida, por exemplo, é possível perder até 600 calorias. Por se tratar de uma atividade que movimenta diversos grupos musculares ao mesmo tempo, gera uma grande demanda energética, potencializando a queima calórica. Além de favorecer a queima de gordura, a corrida também ajuda a definir o corpo e é um exercício aeróbico, que reduz a flacidez, diminui a porcentagem de gordura corporal e melhora o tônus muscular. Isso ajuda a eliminar as gordurinhas indesejadas, que costumam ficar alojadas na barriga, coxas e bumbum. Esse efeito deixa o corpo muito mais definido e bonito.

2 – Correr depois de comer faz mal

Dependendo do alimento ingerido e de quanto tempo antes da corrida foi realizada a alimentação, pode fazer muito mal. O indicado é alimentar-se, aproximadamente, duas horas antes de cada treino com alimentos ricos em carboidratos complexos, que são aqueles que possuem moderado ou baixo índice glicêmico, como alimentos integrais e ricos em fibras. Também se faz necessária a ingestão de carboidratos simples, como pão branco, que faz com que o organismo converta em energia mais rapidamente.

3 – Correr com bastante roupa auxilia na perda de peso

Isso é mito. O fato de usar roupas para transpirar mais não é verdade. A função da transpiração não tem relação com a função de queima calórica. A transpiração ocorre devido ao aumento da temperatura corporal provocada pelo exercício e, para que o corpo se mantenha refrescado, a pessoa começa a transpirar. Além de a transpiração resultar na diminuição da temperatura corporal, ela tem uma importante função na limpeza dos poros do corpo humano e eliminação de algumas toxinas.

4 – Correr sem orientação faz mal à saúde

Sim. Fazer exercícios sem orientação pode causar problemas articulares e lesões desagradáveis. Por isso, é sempre bom ter uma orientação de um profissional qualificado, para que este possa dosar seu treino conforme sua necessidade.

5 – Sentir dor durante a corrida é normal

Nosso corpo foi formado tão perfeito que todas as vezes em que temos algum problema, ele nos avisa de que algo está errado. Um desconforto durante o exercício, como se estivesse sentindo o músculo trabalhando, é normal. Porém, se a dor durante o exercício, seja na corrida de rua ou academia, for demasiada, o indicado é parar o treino imediatamente.

6 – Por ser um esporte fácil, qualquer pessoa pode praticar corrida

Não. A corrida de rua é um esporte de fácil acesso, porém, nem todos podem participar. Para pessoas com problemas graves de coluna ou com problemas em articulações como joelho e tornozelo, não é recomendado o treinamento de corrida, já que pode agravar seu estado se não for bem orientado. Nesses casos, pode-se optar por exercícios com menos impacto e maior proteção articular.

7 – Correr emagrece mais que musculação

O ideal é que as duas atividades sejam realizadas simultaneamente para que possam potencializar o gasto calórico. Além do auxílio no emagrecimento, o exercício resistido, como a musculação, ajudará no fortalecimento da musculatura para um melhor desempenho na corrida.


TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃOFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE