Corpo de Bombeiros lança Operação Carnaval 2017

23 Fev, 2017 13:45:31 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

Pensando em prevenir ocorrências e garantir a segurança das pessoas que buscam diversão e lazer nas festas de Carnaval, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina lança a Operação Carnaval- 2017, que começa oficialmente nesta sexta-feira, 24, e se estende até a próxima quarta-feira, 1° de março. Nos principais eventos do estado em que há grande concentração de público, as equipes estarão à disposição para atender ou orientar os foliões. Já para os que buscam as praias ou balneários para curtir o feriado de Carnaval, os guarda-vidas continuam com o monitoramento e orientações preventivas, além das ações de socorro ou resgates aquáticos.

Um levantamento estatístico realizado a pedido do comandante-geral do Corpo de Bombeiros de SC, coronel Onir Mocellin, constatou que as principais ocorrências atendidas no período de festas de Carnaval são relacionadas ao abuso de bebidas alcoólicas. “Minha experiência de 31 temporadas de verão trabalhando com salvamento aquático mostraram que, em todo feriado de Carnaval, há registros de óbitos por afogamentos fora dos horários ou de áreas monitoradas por guarda-vidas. Muitos desses casos ocorrem pois as pessoas exageram na bebida e entram na água depois,” disse.

Dessa forma, para que a festa comece e termine bem, a orientação do Corpo de Bombeiros é evitar os excessos. Além de não se banhar em mar, lagos ou piscinas após a ingestão de bebidas alcoólicas.


Atendimentos realizados

Para se ter uma ideia, do total de 2.660 atendimentos realizados no estado, entre os dias 5 e 9 de fevereiro do ano passado, período que compreendeu o Carnaval-2016, cerca de 64% dos atendimentos feitos foram referentes a procedimentos pré-hospitalares, como imobilização de ferimentos ou fraturas, coma alcoólico, quedas e outros.

Já nas praias ou balneários monitorados por guarda-vidas, considerando o mesmo período do ano passado, foram realizadas mais de 280 mil advertências ou orientações para evitar afogamentos de banhistas que estavam em situação de risco. Cerca de 290 pessoas chegaram a ser arrastadas por correntes marítimas, mas foram resgatadas com vida. Outras nove tiveram algum nível de afogamento mas, após receber atendimento especializado dos bombeiros, sobreviveram.


Dicas de Segurança

Pensando na Segurança das pessoas e ainda, considerando as estatísticas das ocorrências atendidas neste período, o Corpo de Bombeiros orienta:

- Para quem vai festejar o Carnaval em clubes ou bailes fechados, procure visualizar as saídas de emergência e localização de extintores. Em caso de pânico você estará preparado para agir.

- Evite excessos de bebidas alcoólicas, que podem levar a situação de coma.

- Em trios elétricos ou festas ao ar livre, evite grande aglomerado de pessoas e mantenha distância segura do carros de som ou trios elétricos.

- Para quem viajar no feriado de Carnaval, procure se deslocar em rodovias em horários alternativos, fora de grandes picos de congestionamentos.

- Nas praias e balneários, procure as áreas monitoradas para se banhar, respeitando a sinalização das bandeiras e a orientação dos guarda-vidas.

- Crianças devem estar acompanhadas de adultos e, se possível, com pulseiras de identificação.


TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE