• Corpo de Bombeiros faz balanço da Operação Veraneio

Corpo de Bombeiros faz balanço da Operação Veraneio

16 Mar, 2017 13:50:33 - Segurança

Balneário Rincão (SC)

Com o fim do verão, os guarda-vidas também encerram os trabalhos nas praias catarinenses. Na manhã desta quinta-feira, o comando do 4º Batalhão de Bombeiros Militar fez um balanço da operação veraneio realizada desde o mês de novembro de 2016 até a primeira quinzena de março deste ano. Neste ano na região do 4º batalhão não foi registrada nenhuma morte por afogamento. O prefeito de Balneário Rincão Jairo Celoy Custódio esteve presente no ato realizado pelos Bombeiros.

De acordo com o levantamento realizado pelos bombeiros, a operação veraneio foi desenvolvida nas praias de Balneário Rincão, Morro dos Conventos, Balneário arroio do Silva, Balneário Gaivota e Passo de Torres, com um efetivo de 200 guardas vidas civis, 15 guarda vidas militares, além de rondas, equipe de logística e mergulhadores, a disposição de todos que frequentam as praias da região, além de contar com infraestrutura privilegiada, com duas embarcações, cinco quadriciclos, cinco motos aquáticas e sete viaturas e equipamentos de ponta para protegê-los. “Não podemos esquecer que além disso, ainda foram formadas 2.144 crianças no Projeto Golfinho, garantindo cidadãos mais conscientes e reduzindo o risco de afogamentos” pontuou o comandante. O Corpo de Bombeiros também executou o projeto Praia Acessível, que proporcionou para 209 pessoas com necessidades especiais tomar banho de mar com segurança.

Durante a operação Veraneio foram realizados 107.850 atendimentos de prevenções, 113 pessoas foram resgatadas ao serem levadas pela corrente de retorno, 17 recuperações de afogados em água salgada e cinco em água doce. De acordo com o comandante, o que mais chamou atenção neste verão foi o grande número de atendimentos realizados por queimaduras de água viva. Foram registrados 39170 casos. Pelo grande número relados fomos obrigados a fazer uma sinalização específica com a bandeira lilás alertando os banhistas para o risco das águas vivas.  “Destes números, o que mais orgulha a equipe de salvamento aquático do 4º Batalhão é encerrar a operação veraneio nesta temporada sem nenhum afogamento seguido de morte em área guarnecidas por guardas vidas em nossa região”, analisa o comandante.

Pelo bom desempenho de todas as guarnições, o Comando do Bombeiros entregou u diploma em reconhecimentos aos bons serviços prestados pelos agentes. Foram diplomados dois de cada corporação O prefeito Jairo Celoy Custódio destacou o bom trabalho executado pelos Guardas Vidas em todas as praias e agradeceu ao comando pelo zelo que a corporação tem pelos moradores de Balneário Rincão. O comandante do 4º Batalhão James Marcelo  Ventura também elogiou o bom trabalho de todos.  

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE