• Coral da Assembleia Legislativa de Santa Catarina completa 19 anos de fundação

Coral da Assembleia Legislativa de Santa Catarina completa 19 anos de fundação

08 Set, 2020 19:11:56 - Variedades

Florianópolis (SC)

O Coral da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, um dos mais tradicionais do estado, comemorou no domingo (6) 19 anos de atividades. Iniciado no ano 2000, por meio de um projeto do maestro Reginaldo Osvaldo da Silva, junto à Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, o coral foi instituído formalmente em 2001, pela Resolução nº 1.203, de autoria do então presidente da Casa, deputado Onofre Agostini. Vinculado à Gerência Cultural, o Coral da Alesc vem ensaiando via online neste ano devido à pandemia do Covid-19.

Fundado com o intuito de se apresentar em eventos solenes realizados na Assembleia Legislativa e em outros locais, mediante convite, desde seu início o coral tem como objetivo oferecer aulas de técnica vocal e prática de canto coral aos funcionários da Alesc e à comunidade, desde que sejam voluntários, explica o maestro Reginaldo. Atualmente, o grupo reúne 40 componentes, mas já teve mais de 200 vozes em suas diversas formações ao longo do tempo.

No repertório figuram hinos, músicas clássicas, folclores e populares. O maestro destaca os benefícios da participação dos funcionários da Alesc em projetos como este. “O canto coral ajuda muito no desenvolvimento, no combate ao estresse, na socialização das pessoas, no desenvolvimento da percepção, da concentração, enfim, tem muitos benefícios que a música consegue nos proporcionar.”

O regente explica ainda que a música coral é muito rica e tradicional no estado. Por isso, é desenvolvido um repertório anual, adaptado ao momento de cada apresentação, que pode variar desde hinos a músicas clássicas e também folclores e populares. Em relação às funções de cada um, as mulheres atuam como sopranos e contraltos e os homens como tenores e baixos, ou barítonos.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE