• Cooperativas do Oeste de SC formam 150 alunos do JovemCoop

    Neste ano, o Estado contou com seis turmas do programa, o que totalizou a formação de 200 jovens

Cooperativas do Oeste de SC formam 150 alunos do JovemCoop

24 Nov, 2016 14:56:56 - Educação

Chapecó (SC)

A Cooperativa Regional Itaipu, a Cooper A1, a Cooper Auriverde e a Cooperalfa formaram, nesta semana, cerca de 80 jovens por meio do Programa Juventude Cooperativista (JovemCoop), juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC). As solenidades ocorreram em Pinhalzinho, Iporã do Oeste, Cunha Porã e Chapecó, reunindo dirigentes e coordenadores do programa nas cooperativas, além de familiares dos formandos.

O programa, desenvolvido no período de março a novembro, contou com a participação de filhos de cooperados e colaboradores de cooperativas com o objetivo de desenvolvê-los no âmbito da gestão, liderança e cooperativismo. A iniciativa também visa despertar o interesse pelo negócio e auxiliar no processo sucessório por meio da preparação de jovens conscientes de seu papel para o desenvolvimento sustentável das cooperativas e das comunidades onde atuam.

Em Santa Catarina, os jovens cooperativistas representam atualmente 15,42% dos mais de um milhão de cooperados, ou seja, mais de 150 mil jovens estão diretamente ligados ao cooperativismo catarinense. O crescimento desta participação, além de valorizar o cooperativismo, proporciona uma condição de inserção nos negócios como um todo, dentro da comunidade e, em especial, nas cooperativas. 

As solenidades contaram com a palestra “Juventude Cooperativista: uma relação promissora, conduzida pelo instrutor Ney Guimarães e também marcaram a composição das Comissões Juvenis, que terão participação ativa nas cooperativas. O próximo passo dos jovens é a participação no 1º Encontro Estadual do JovemCoop, em Florianópolis, nos dias 01 e 02 de dezembro de 2016 e planejar 2017.

Segundo a coordenadora de Promoção Social do Sescoop/SC, Patricia Gonçalves de Souza, as Comissões Juvenis representam grandes diferenciais das turmas deste ano. “Estamos comemorando também esta grande conquista. Os jovens tem a nobre missão, a partir de agora, de dar sequência ao trabalho, possibilitando que exercitem na prática os conhecimentos de liderança, gestão e protagonismo que foram adquiridos durante as aulas. Eles estarão mais próximos das cooperativas e poderão sugerir ações e projetos, além de apoiar as próximas turmas do programa para que, juntos, possam continuar o trabalho para fortalecer o cooperativismo”.

De acordo com o presidente da Cooperitaipu, Arno Pandolfo, investir no conhecimento destes jovens é garantir o futuro do cooperativismo. “Além da importância da sucessão familiar, trabalhamos para que estes jovens sejam nossos futuros líderes, seja dentro da cooperativa ou na comunidade. É de fundamental importância investir em conhecimento para que no futuro tenham condições para desempenhar a verdadeira liderança e contribuir para o mundo melhor”, enfatizou Arno. A Cooperitaipu já formou a 5ª turma de jovens, totalizando mais de 150 alunos e continuará com este trabalho por reconhecer sua relevância. 

Representando a direção da Cooper A1, o 1º vice-presidente e gerente geral, Lauri Inácio Slomski, falou sobre o poder transformador do conhecimento oferecido ao quadro social de forma contínua e incessante. “Estes jovens saem mais conscientes sobre sua responsabilidade de transformar o mundo em um lugar melhor e conscientes de que isso começa pela sua família, sua propriedade e comunidade. Slomski também falou sobre a ampliação das habilidades profissionais destes jovens. “O JovemCoop prepara essa nova geração de cooperados, aptos a desenvolver gradual e continuamente o seu potencial de liderança na atividade rural, tornando possível a sucessão nas propriedades”.

O vice-presidente da Auriverde, Jacir Martini, valorizou a criação do Comitê Juvenil e destacou que a iniciativa marca o início de uma nova fase nas relações da direção da cooperativa com seu quadro social e deverá render bons resultados e inovações na prática do cooperativismo.

Na última solenidade de formatura do ano, o presidente da Cooperalfa, Romeu Bet, reconheceu a importância dos jovens terem aceitado o desafio de frequentar as aulas do programa e conhecer melhor o que é uma cooperativa. Lembrou-se da evolução do agronegócio e, em especial, da história da Cooperalfa que completará meio século no ano que vem. “Vocês receberão uma cooperativa sólida e tenho certeza que daqui 50 anos estarão comemorando o seu centenário. Apostamos em vocês e em tantos outros jovens que representam o cooperativismo. Afinal, para prosseguir com uma cooperativa forte, é preciso associados bem preparados e, iniciativas como estas, representam a sustentação e a continuidade da própria cooperativa”. 

EXPRESSIVIDADE 

O programa também formou turmas da Cooper, de Blumenau, e da Cooperativa Juriti, de Massaranduba. A etapa de formação do JovemCoop é composta por até oito módulos de 16 horas cada, em intervalos quinzenais de oito horas por módulo. Neste ano, participaram do programa seis turmas com aproximadamente 200 jovens de 16 a 30 anos em todo o Estado. 

Taise Piaia, de Sede Figueira, que atua na produção de grãos e aves, ressaltou que o curso foi importante não somente para conhecer melhor o cooperativismo, mas também para a vida. “Discutimos questões como gestão, relacionamento, controle financeiro e vários aspectos fundamentais para conduzir a propriedade”.

Sobre a Comissão Juvenil, as expectativas de Taise são as melhores. Segundo ela, entre as atividades a serem desenvolvidas estão ações que visem educar as crianças para a cultura da cooperação. “Vamos promover encontros que estimulem o conhecimento sobre o cooperativismo desde a infância”.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSAFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE