• Coopera: migração de cooperados para a Celesc é discutida no Legislativo

Coopera: migração de cooperados para a Celesc é discutida no Legislativo

01 Jun, 2020 20:27:50 - Política

Criciúma (SC)

“Vamos continuar nessa luta. A Coopera está junto e quer que esses nossos cooperados permaneçam conosco e não podemos perdê-los dessa forma. Faremos tudo o que for ao nosso alcance”. Foi o que disse o presidente da Coopera de Forquilhinha Walmir Rampinelli, que esteve no Legislativo na sessão desta segunda-feira (1/6) para abordar sobre a migração da Coopera pela Celesc no fornecimento de energia em algumas localidades de Criciúma. Ele veio por intermédio do vereador Tita Belloli, presidente da Casa. O Legislativo já vem abordando o tema, fazendo reuniões, audiência pública, e nesta quarta-feira (3/6), uma reunião por videoconferência está agendada com os deputados federais, às 19h30. Uma audiência com o governador também deverá ser agendada.

A área abrange a região agrícola de Criciúma seguindo o lado esquerdo da Rodovia Luiz Rosso, a partir do 28º GAC até o Bairro Quarta Linha e parte da BR-101 – nas localidades de São Domingos, Vila Maria e Espigão da Toca, abrangendo ainda outros 900 consumidores da região do Bairro São Sebastião, além do Bairro Montevidéo.

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) já notificou a Coopera para que encaminhe o plano de transferência para a nova empresa. Os moradores, cerca de dois mil consumidores, são contra a migração dos serviços. Segundo eles, o impacto com a mudança pode chegar a um aumento de 40% na fatura de energia.

“Não vamos aceitar até porque a energia é mais barata e estamos vivendo um momento excepcional onde as pessoas estão contando dinheiro para sobreviver. É uma transferência injusta”, disse Belloli. Vereadores também usaram o espaço para falar do assunto.

Outros notícias

Representantes do setor de eventos usarão o espaço destinado ao Horário Político

Os representantes do setor de eventos de Criciúma vão usar o espaço destinado ao Horário Político desta terça-feira (2/6) para abordarem sobre as dificuldades do setor, em virtude da pandemia, e abordar sobre a retomada dos eventos pós-crise. Uma comitiva esteve na tarde desta segunda-feira (1/6) para falar do assunto. Eles foram recebidos pelo presidente do Legislativo, vereador Tita Belloli e pelo vereador Salesio Lima, na sala da presidência. Uma reunião deverá ser agendada com o prefeito Clesio Salvaro para abordar sobre o tema.

Instalação de academia ao ar livre é solicitada

Em requerimento apresentado na Sessão desta segunda-feira (1/6) o vereador Salésio Lima verifica junto ao Executivo a possibilidade de instalação de equipamentos de academia ao ar livre na Rua Manoel Roussenq, ao lado do campo de futebol, no Bairro Cidade Mineira Nova.

Parlamentar pede instalação de lombada

A possibilidade de colocação de uma lombada na Rua Airton Costa, no Loteamento Vila Verde, Bairro Laranjinha foi verificada em requerimento apresentado pelo vereador Salésio Lima.

Existência de projeto para pavimentações é questionado

A existência projeto para pavimentação das ruas localizadas entre a Igreja Católica e a Creche do Bairro São Sebastião foi verificada pelo vereador Salésio Lima. No documento enviado ao Executivo o parlamentar questiona ainda se existe prazo para início de conclusão das obras.

Vereador pede substituição de ponte de madeira

Em requerimento enviado ao Município, o vereador Ademir Honorato questiona a possibilidade da construção de uma ponte de concreto, substituindo a de madeira existente, na Rua Maria Vieira Gervásio, no Bairro Quarta Linha.

Conforme o parlamentar, a ponte atual é estreita e dificulta a passagem de água em períodos de chuva, o que contribui com os alagamentos na região.

 Após resposta em ofício, vereador questiona demora em início de pavimentação

A demora para o início da pavimentação da Rua Marcelino Ferrari Patrício, no Bairro Quarta Linha, foi tema de requerimento apresentado pelo vereador Ademir Honorato. Segundo o parlamentar, um outro documento já havia sido apresentado ao Executivo questionando o prazo para obra, na resposta, o Município afirmou que um processo licitatório estava em andamento e ainda que a ponte de madeira na localidade, seria substituída por aduelas, mas segundo Honorato, até hoje nem pavimentação e nem a ponte foi substituída.

Vereador questiona execução de pavimentação a partir de convênio

Em requerimento apresentado ao Executivo, o vereador Edson Luiz do Nascimento faz questionando acerca do convênio firmado entre o Município e a Construtora Nunes, em 2018, para a pavimentação de várias ruas, sendo contemplados os bairros Nossa Senhora da Salete, São Sebastião e Laranjinha.O parlamentar que saber em quais ruas as obras já foram realizada e em quais ainda devem ser. Foi solicitada ainda a cópia do contrato de prestação de serviço firmado com a construtora.

Comissão cobra do Estado verba de 8 milhões para o centro de inovação

Em expediente encaminhado ao governador Carlos Moisés, a Comissão de Educação, Cultura, Esporte, Turismo, Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social e Direitos Humanos do Legislativo questiona os motivos pelos quais ainda não foi encaminhada a verba de R$ 8 milhões para construção do Centro de Inovação do Município, contrato entre Prefeitura Municipal, Governo do Estado e Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense). Compõem a Comissão os vereadores Pastor Jair Alexandre, Miri Dagostim, Arleu da Silveira e Geovana Zanette.

Informações detalhadas sobre atividades do centro de inovação são solicitadas a Unesc

Ainda dentro do tema, a Comissão solicitou à Unesc informações detalhadas (planilhas) relacionadas ao Centro de Inovação e ao contrato entre as três partes.

Vereadores pedem adiamento da cobrança de parcelas de empréstimo de servidores municipais

O adiamento da cobrança de parcelas de empréstimo consignado de servidores municipais de Criciúma foi tema de requerimento apresentado na Sessão desta segunda-feira (1/6). O pedido de postergação de vencimento de seis parcelas foi assinado pelos vereadores Zairo Casagrande, Pastor Jair Alexandre, Ademir Honorato, Júlio Kaminski, Edson Luiz do Nascimento e Paulo Ferrarezi. O requerimento foi enviado à bancada federal de SC e à direção nacional da Caixa Econômica Federal.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança