• Convênio facilita a comercialização de produtos da agricultura familiar

    Benefício foi assinado entre Administração Municipal e Cidasc e possibilita levar produtos do município para todo o país.

Convênio facilita a comercialização de produtos da agricultura familiar

30 Out, 2017 13:55:59 - Geral

Urussanga (SC)

Os agricultores de Urussanga terão um incentivo a mais para a produção graças a um convênio assinado pela Administração Municipal e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). Com a concretização desta parceria, a prefeitura irá ceder um veterinário para que seja realizada a inspeção nas empresas interessadas em receber o selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) que garante a possibilidade de comercializar um produto urussanguense em todo o território nacional.

“Com a assinatura deste convênio Urussanga sai na frente de outros municípios da região e cumpre a legislação para que as empresas possam migrar para o SISBI, aumentando a sua capacidade produtiva e gerando mais renda. Além disso, desonera o produtor que não precisará pagar pelo vetenirário para a inspeção”, explica o gerente regional da Cisdasc, Eduardo Damineli Pesenti.

De acordo com Damineli, este convênio dá a oportunidade para que as empresas possam aumentar muito a produção. “Isso irá ajudar não só os produtores que comercializam para o Estado que poderão vender para todo o Brasil, como também será de grande ajuda para aqueles que vendem só para o município e tem interesse em atender todo o estado de Santa Catarina”, explica.

Para o prefeito de Urussanga esta é uma grande conquista para o município. “Com esta iniciativa nós iremos apoiar ainda mais o trabalho desenvolvido pelo agricultores do município que poderão levar o nome da nossa cidade não só para o nosso Estado, como para todo o país. Isso só confirma a nossa preocupação com o desenvolvimento da agricultura do nosso município. Estamos trabalhando para garantir as melhores condições para o nosso produtor rural”, garante Gustavo.

O proprietário da Bruder Alimentos, Fabrício Eyng que comercializa produtos derivados da tilápia será um dos beneficiados com o novo convênio. “Como empresa, desde o início da nossa atividade, já fizemos o planejamento da unidade frigorífica pensando nas adequações da inspeção federal. Em 2014 iniciamos os abates e desde então aguardávamos por este convênio para que esse entrave fosse resolvido. Agora poderemos prosseguir com o trabalho e levar o nosso produto para fora do Estado”, comenta Fabrício.

A expectativa do produtor é de aumentar em mais de 100% a produção. “Esta decisão não irá beneficiar somente a nossa empresa que irá aumentar o faturamento, mas beneficiará também os pequenos pescicultores, por exemplo, já que teremos que comprar mais peixes para atender a nova demanda. Sem dúvida é um grande incentivo para o fortalecimento da agricultura familiar de Urussanga”, enfatiza Eyng.

Saiba mais:

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. O SISBI traz a possibilidade, para os estabelecimentos de produtos de origem animal, de comercializar seus produtos em todo o território nacional.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTOS/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal