Controle de contas a receber na opinião de Eduardo Ferro

16 Ago, 2016 16:25:48 - Artigo

Criciúma (SC)

Um dos ativos mais importantes de uma empresa com certeza é a carteira de contas a receber. Para mantê-la consistente, com dados confiáveis e “saudável” é preciso efetuar procedimentos simples, mas de grande valia.

Um dos males que assombram as empresas atualmente é o índice de inadimplência, a qual está diretamente ligada ao contas a receber. A inadimplência nada mais é que não honrar um compromisso financeiro na data acordada.

Como forma de minimizar ou mesmo levar o índice de inadimplência à zero, é preciso adotar práticas de gestão que otimizem os processos desde a pré-venda até o recebimento. São elas: 

Registro das contas a receber: É imprescindível que a empresa registre as contas a receber vinculadas às vendas a prazo, provisionando os recebimentos para as datas acordadas com todas as informações relacionadas à venda.

Baixa dos recebimentos: Não adianta registrar as contas a receber e não realizar a baixa dos recebimentos. Nas vendas à vista, a baixa do título acontece no instante em que se procede a venda. Já nas vendas a prazo, essa baixa acontece à medida que as parcelas são liquidadas.

Ao negligenciar esse procedimento simples, a empresa corre o risco de cobrar indevidamente clientes que já pagaram ou mesmo considerar como pago títulos em aberto.  

Conciliação Bancária: A conciliação bancária permite a verificação dos recebimentos e a baixa de cada título recebido. Somente conciliando as movimentações é possível manter o controle do saldo de conta e fluxo de caixa.

Identificação dos inadimplentes: Diante do cumprimento dos três pontos acima descritos, basta acompanhar diariamente os controles financeiros da empresa para verificar quais os clientes não realizaram o pagamento, que pode ser visualizado por meio de um relatório, tela do sistema de gestão ou ainda por planilhas. Depois de identificar com agilidade os inadimplentes, é só prosseguir com a cobrança de acordo com a política da empresa. Pior que não vender, é vender e não receber! Portanto controlar os recebíveis da empresa com rigor é uma forma de manter o fluxo de caixa com saldo positivo!

Eduardo Sehnem Ferro - Controller do escritório Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados. Contador inscrito no CRC SC-028265/O- 7, Pós-graduado em Docência do Ensino Superior.


EDUARDO SEHNEM FERRO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança