• Contabilidade tem mais de 530 mil profissionais registrados

Contabilidade tem mais de 530 mil profissionais registrados

21 Set, 2017 15:20:38 - Economia

Tubarão (SC)

Instituído em homenagem ao primeiro curso de Ciências Contábeis do país, na década de 40, é comemorado nesta sexta-feira, 22 de setembro, o dia do profissional da Contabilidade. Para muitos, um momento de refletir sobre tudo o que foi feito ao longo do ano, sobre as novas exigências, a constante atualização de conhecimento e a dedicação diária, cumprindo com excelência todos os prazos. 

A Contabilidade é considerada uma das mais abrangentes profissões, quanto às oportunidades e campos de atuação. É o típico profissional conhecido como multitarefa, pois pode exercer diversas atividades. São mais de 90 anos de profissão regulamentada e a classe registra mais de 530 mil profissionais, entre contadores e técnicos em contabilidade.

Em 2010, por força da Lei n.º 12.249 – uma das grandes conquistas da categoria –, o termo “contabilista” foi extinto e passou-se a adotar a terminologia “profissional da contabilidade”, referindo-se aos técnicos e contadores. Segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), há, no Brasil, mais de 300 mil contadores e 227 mil técnicos em contabilidade.

Para o Sindicato dos Contabilistas de Tubarão e Região, um bom profissional é aquele que busca o conhecimento constante, participa do crescimento da Contabilidade e se torna parte dessa evolução. "Devemos ser, cada vez mais, auxiliares na gestão dos negócios, ajudando a repensar, encontrar alternativas para bons investimentos, sinalizar os riscos e apontar tendências", reforçou o presidente do Sindicont, Lecir dos Passos Ghisi.

As empresas que trazem entre seus objetivos crescer, desenvolver, gerar empregos, pagar tributos e movimentar a renda, contam com profissionais qualificados para suprir essa necessidade. Independente de ser técnico ou graduado, inferior não será a importância desses profissionais dentro das empresas e organizações, e por que não, na sociedade como um todo.

Em números:

Santa Catarina
21.129 profissionais contábeis

Profissionais por gênero
16,31% Mulheres
41,53% Homens

Contadores
12.223

Técnicos em Contabilidade
8.636

Brasil
530.357

Contadores
302.874

Técnicos em Contabilidade

227.483

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

GIASSI