Consumo de energia elétrica por fontes renováveis vai aumentar nos próximos anos

26 Nov, 2018 17:30:26 - Variedades

Tubarão (SC)

O estudo divulgado pelo Relatório sobre Mercado de Energias Renováveis 2018 da Agência Internacional de Energia (AIE) aponta que em 2023 o Brasil vai aumentar o consumo de energia pela bioenergia e hidroeletricidade através das fontes renováveis.

Atualmente a geração de energia corresponde em torno de 43% pelas fontes renováveis uma vez que o Brasil é rico em recursos naturais e sua matriz energética está entre as menos poluentes se comparado aos grandes do mercado global, por isso, estima-se o crescimento de 45%, segundo o AIE.

Energia elétrica através das fontes renováveis

De acordo com o professor Anderson Soares André, coordenador do curso de Engenharia Elétrica, da Grande Florianópolis, é importante destacar dois pontos neste momento. “O primeiro, está ligado a relevância econômica dos serviços de engenharia e o segundo, à necessidade do país de manter-se numa linha crescente de investimento em energias renováveis”.

Quanto a economia, deve-se considerar que boa parte do Produto Interno Bruto brasileiro (PIB) depende de atividades ligas à engenharia. “Assim, num momento tão importante da história do Brasil, que tenta sair de uma das suas maiores crises, a engenharia desempenhará papel fundamental. Todos os países desenvolvidos só chegaram onde estão, porque formam um número de engenheiros absurdamente maior que o Brasil e estes engenheiros permitem agregar valor ao que se faz por lá”, reforça o professor Anderson.

Em relação a produção de energia elétrica através das fontes renováveis como a bioenergia e hidroeletricidade, o professor Djan de Almeida do Rosário, destaca que as demandas energéticas humanas estão em crescimento e exige o aumento da disponibilidade de fontes. “Embora seja um tanto chavão, é sempre bom relembrar essa questão. Contudo, já não é mais admissível aumentar a geração a partir de fontes não renováveis, como o carvão e o petróleo, devido ao impacto ambiental e suas consequências sobre o clima e a vida no planeta. O Brasil é privilegiado neste sentido, pois sua posição geográfica lhe garante ampla disponibilidade de fontes renováveis, como a hídrica, fonte limpa que hoje responde por 80% da capacidade de geração de energia elétrica no país”.

O impacto das mudanças climáticas sobre os regimes hidrológicos limita a geração hidrelétrica como observado ao longo dos anos. “Testemunhamos também o que provocou a crise de desabastecimento de água na região sudeste, a citar fato ocorrido, ameaçando a segurança no fornecimento, que é um dos primados básicos da infraestrutura elétrica de uma nação. Por esta razão, faz-se necessária a expansão para outras alternativas de fontes renováveis, o qual somos igualmente privilegiados em disponibilidade, como é o caso da fonte eólica e solar fotovoltaica”, complementa o professor Djan.

Engenharia é uma das profissões em alta no futuro

Entre áreas de atuação que a engenharia dispõe, a geração de energia limpa se mostra como uma forte tendência. Além desta, se destaca a construção civil e tecnológica, segundo o estudo divulgado no Guia Salarial 2017 da consultoria Robert Half.

A pesquisa aponta a engenharia entre as oito profissões com mais oportunidades de contratação no futuro. Para chegar ao resultado, mais de 100 diretores de recursos humanos foram entrevistados.

O estudo também considerou a contribuição da engenharia para o conhecimento humano por meio das grandes obras da humanidade como: os aquedutos romanos, as pirâmides do Egito, Parthenon, entre outras construídas na atualidade.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança