• Consulta pública vai debater Plano de Bacias do Rio Mampituba

Consulta pública vai debater Plano de Bacias do Rio Mampituba

24 Out, 2018 15:55:09 - Geral

Criciúma (SC)

O Plano de Gerenciamento dos Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Mampituba entrará em debate mais uma vez nesta quinta-feira, 25. Com objetivo de discutir com a sociedade os encaminhamentos do estudo para a preservação das águas da região, uma consulta pública será realizada no Centro de Convivência da 3ª Idade de São João do Sul, a partir das 15h.

Na oportunidade, os presentes abordarão o enquadramento das águas, em um momento final para discussão, sugestão e decisão dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Mampituba, que abrange municípios do Extremo Sul catarinense e do norte gaúcho. “O Plano de Bacias vai estabelecer as ações necessárias para a melhoria das condições da água da região, tanto em termos de qualidade quanto de quantidade, com objetivo de eliminar e prevenir conflitos entre usuários de água ou entre os usos do recurso e a conservação ambiental”, destaca o presidente do Comitê Araranguá e Afluentes Catarinenses do Mampituba, Luiz Leme.

Estudo em conjunto

Esse Plano de Bacias está sendo construído pelo Comitê do Rio Mampituba, com apoio do Comitê Araranguá e dos Governos do Estado do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. “É um documento importante, pois define os critérios de utilização da água dos rios, lagoas, barragens, açudes e poços, independentemente se estão localizados em propriedades privadas ou se foram executados com recursos públicos e privados”, completa a engenheira ambiental do Comitê Araranguá, Michele Pereira da Silva.

Diversas reuniões já foram realizadas em municípios gaúchos, como Torres, Mampituba, Morrinhos do Sul e Dom Pedro de Alcântara. Em Santa Catarina, um primeiro encontro aconteceu em Sombrio e, agora, todas as lideranças públicas e políticas, bem como a sociedade civil organizada, são convidadas a participar dessa consulta pública em São João do Sul.

“É fundamental a mobilização de todas as instituições para assistirem à apresentação do material produzido até aqui e apresentarem solicitações, correções ou complementações que sejam necessárias para que o Plano de Bacias reflita as necessidades e as aspirações de cada região”, finaliza o presidente.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal