Construção de drenagem interrompe faixa da SC-390
Tubarão (SC)
A construção de galerias para drenagem pluvial (água da chuva), coletora das pistas da BR-101 Sul no km 337,4, interrompe a faixa de rolagem direita na SC-390, debaixo das pontes sobre o Rio Tubarão. A obra faz parte das melhorias em vias lindeiras da rodovia federal, no trecho em obras de duplicação catarinense e está inclusa no conjunto de construções das obras complementares à expansão de pistas entre o km 337 ao km 339 – travessia do Rio Tubarão e transposição do Morro do Formigão.
Os trabalhos estão alocados neste segmento desde o mês de agosto passado e, nesta semana, a necessidade de ampliar as escavações das trincheiras para instalação dos tubos faz a interrupção necessária. Todo o espaço de obras está sinalizado e identificado pela sinalização provisória de obras, tendo a circulação constante de trabalhadores e equipamentos. As atividades vão continuar nas próximas semanas.
As mudanças em andamento nas alças, ruas laterais e bordos da SC-390 fazem parte do programa de Melhoria das Travessias Urbanas, constante no conjunto dos 22 programas socioambientais e um Estudo do Plano Básico Ambiental da BR-101. Este programa tem como objetivo atuar sobre possíveis distorções no uso e ocupação do solo, na segregação urbana e intrusão visual. Isto é, o considerável aumento na circulação de veículos em tráfego de longo curso, aliado a velocidade constante, como é o caso da duplicação da rodovia federal em zona urbana, gera certo conflito entre o espaço viário e o espaço urbano. Isso acaba causando sérios impactos para motoristas e pedestres, pois afetam o desempenho operacional das pistas e provocam a perda da qualidade de vida dos núcleos urbanos.
Nesse passo, o programa p tem como meta a adequação do planejamento, construção e operação da rodovia, de modo a integra-la ao espaço urbano, através do planejamento estratégico entre comunidades, órgãos públicos e o empreendedor (DNIT). Com a implantação das pistas duplicadas, foi inserida no projeto a construção as passarelas, passagens inferiores para pedestres, passagens inferiores de veículos, ruas laterais, calçadas, faixas de pedestres, sinalização vertical, ciclofaixas e pontos de ônibus, para melhor atender os moradores e usuários da rodovia, priorizando a segurança dos mesmos, tanto no período de obras como depois de concluídas.