Conselho de Meio Ambiente, Fundac e vereadores visitam Cirsures

19 Jul, 2017 11:25:02 - Política

Urussanga (SC)

O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Cocal do Sul juntamente com os vereadores do município e Fundação do Meio Ambiente de Cocal do Sul (FUNDAC) realizaram uma visita técnica ao Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul – Cirsures, em Urussanga, que integra sete municípios: Cocal do Sul, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga

Durante a visita, o grupo teve a oportunidade de verificar o local da disposição final do lixo, instalações, custo, investimentos e o funcionamento da Cooperativa de Reciclagem.

Para o superintendende da FUNDAC, Josias Sorato o encontro foi importante para compreender a realidade do aterro sanitário, as condições de custos e como o trabalho é executado de forma rígida dentro do controle ambiental. “É uma atuação extremamente profissional e comprometida. Nosso consórcio está entre os 10 melhores do Brasil, e também acompanha como está o recebimento de materiais recicláveis feito na cidade e encaminhado até o Cirsures, onde passa por uma triagem e destino correto”, relata.

Os visitantes foram acompanhados pelo engenheiro ambiental Thiago Maragno e o engenheiro químico, Lindomar Cacciatori que prestou todos os esclarecimentos. Neste mês , o Cirsures foi apontado como um dos melhores consórcios referência no país durante o Fórum Internacional de Resíduos Sólidos – FIRS, realizado em Curitiba. Atualmente, o Cirsures atende uma população de mais de 110 mil habitantes e, anualmente, são depositados aproximadamente 17 mil toneladas de resíduos. Desse montante, Cocal do Sul recolhe 250 toneladas de lixo comum por mês, sendo 10 toneladas da coleta seletiva.

“A visita foi importante para que os vereadores possam ter o conhecimento da dimensão do Consórcio e sua importância na prática, pois é uma preocupação também nossa, atuar para que as políticas de resíduos sólidos sejam de fato concretizadas para que possamos ter um futuro com menos impacto ambiental”, declara o presidente do Legislativo, Henrique Bittencourt.


TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança