• Conselho da Pessoa com Deficiência será instituído em Içara

Conselho da Pessoa com Deficiência será instituído em Içara

05 Mar, 2018 15:04:28 - Geral

Içara (SC)

O prefeito de Içara Murialdo Canto Gastaldon, e o vice-prefeito Sandro Giassi Serafin, receberam na manhã desta segunda-feira uma comissão içarense que atua em defesa das pessoas com deficiência.  Formam a equipe a vereadora Edna Benedet, membros da Secretaria de Educação, Assistência Social, Apae, Associação Vida Ativa São José e sociedade organizada.

De acordo com a vereadora Edna Benedet, não há hoje no município uma Associação ou Conselho que atue em prol de políticas públicas para as crianças, jovens, adultos e idosos que possuem algum tipo de deficiência. “Esse projeto que entregamos hoje ao executivo foi construído por muitas mãos. Contamos com o apoio do Governo de Içara e de todas as entidades de nossa cidade para discutirmos e deliberarmos questões pertinentes, que visem melhora na qualidade de vida dessas pessoas”, colocou a vereadora. 

"Formar o conselho é nosso primeiro passo. Após isso, pretendemos nos organizarmos em forma de associação. Principalmente para buscar apoio e incentivos ao paraesporte, uma modalidade que ainda precisa ser contemplada em Içara”, colocou Maria José Gregorini, que é mãe de dois deficientes e atua na Associação Vida Ativa São José, de Criciúma. 

"Na Secretaria de Educação vivenciamos a inclusão no dia a dia, oferecendo materiais didáticos e transporte adequado para os estudantes que possuem deficiência, porém sabemos que há questões que ainda podem ser melhoradas, e estaremos lutando junto com os demais membros deste conselho para que isso aconteça”, colocou a coordenadora de Educação Especial da Secretaria de Educação, Marlene Casagrande. 


Agosto Laranja

A Lei proposta por Edna também institui o Agosto Laranja, mês voltado para a prevenção e ações de conscientização em prol da esclerose múltipla.   “Sabemos que 80% das deficiências são possíveis de prevenir. E ter um mês inteiro voltado para isso ajudará a conscientizar ainda mais a população", ressaltou a vice-coordenadora local do programa Prevenir da Apae de Içara, Mirian Guglielmi Balod.

“Quando nós temos uma vontade, um sonho, e quando somos incentivados ou apoiados por meio de uma associação ou Conselho, as coisas fluem melhor. Temos muito talentos que precisam ser apoiados, nossa cidade terá um destaque ainda maior voltando sua atenção e forças para esta causa”, destacou o vice-prefeito Sandro Giassi Serafin. 

O prefeito Murialdo Canto Gastaldon garantiu celeridade no encaminhamento do projeto à Câmara. “Daremos prioridade máxima nesta questão, temos pressa em ofertar politicas públicas de inclusão e apoio para os deficientes e suas famílias” frisou.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal