• Conscientização da higiene das mãos além do ambiente hospitalar

Conscientização da higiene das mãos além do ambiente hospitalar

28 Nov, 2016 17:10:38 - Saúde

Chapecó (SC)

Conscientizar a respeito da importância de higienizar as mãos no ambiente hospitalar. Esse é o conceito fundamental da campanha interna que já é tradição no Hospital Unimed Chapecó. A cada dois meses, são realizadas ações de incentivo nos setores de atendimento ao paciente, como forma de disseminar a cultura da boa prática de higienização das mãos como o principal meio de combate de germes e bactérias. Mas, mais do que servir de estímulo, a iniciativa gera resultados que influenciam no dia a dia dos colaboradores.

Um exemplo disso foi a atividade desenvolvida pelos técnicos de enfermagem do Pronto Atendimento do Hospital Unimed em resposta às ações macro, desenvolvidas pelo Hospital, em específico, a mais recente edição da Campanha de Higiene das Mãos, realizada no mês de outubro. A frase “Eu higienizei as mãos antes de tocar em você”, foi a mensagem escolhida para a confecção de bótons e camisetas alusivos à campanha. A intenção, segundo os colaboradores, é disseminar o objetivo da campanha além do público interno, ou seja, fazer com que o paciente conheça as rotinas de higiene do hospital e, em consequência, sinta-se seguro ao ser atendido.

“O resultado foi muito positivo. Além de receberemos o reconhecimento dos pacientes, conseguimos disseminar a campanha em outros setores do hospital, como laboratório e setor de imagem, com o apoio de colegas que também aderiram à campanha”, comentou a enfermeira assistencial, Daniela Marcia Soster, que incentivou a equipe no desenvolvimento da ação.

Motivada pelas ações de conscientização desenvolvidas no Hospital Unimed Chapecó, a estagiária do curso técnico em enfermagem, Vanessa Ribas de Oliveira, também encontrou uma maneira de expandir a campanha ao público externo e promover o conhecimento sobre o assunto. A estudante, que está no segundo módulo do curso, desenvolveu uma redação com o tema, intitulada “Importância da higienização das mãos”, a partir de uma proposta de aula, que sugeria a elaboração de uma redação com tema livre que envolvesse a saúde. 

Para a surpresa de Vanessa, o trabalho recebeu nota 10 e foi muito reconhecido entre os colegas de aula e, em especial, pela direção do Hospital Unimed Chapecó. “Isso é resultado do trabalho que desenvolvemos internamente e, mais do que isso, do reflexo que está sendo gerado na comunidade. Ações desta natureza são fundamentais para a criação de um comportamento espontâneo, que deve ser colocado em prática não somente em ambiente hospitalar, como também em casa e em qualquer outro local”, salientou a diretora hospitalar e médica coordenadora da Comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (CCIRAS) do Hospital Unimed Chapecó, Dra. Carolina Ponzi.

Na opinião de Vanessa, a motivação para escrever a redação surgiu a partir do que é vivenciado no dia a dia do Hospital Unimed. “É a primeira vez que eu trabalho no âmbito hospitalar e aqui eu percebo o quanto os colegas se engajam e são comprometidos com ações de segurança, como a higienização das mãos”, destacou.
A enfermeira Perla Rosset, supervisora do Pronto Atendimento, reconhece e parabeniza a iniciativa da equipe “Isso mostra o amadurecimento e o trabalho de todos, que vem sendo construído a cada dia”, opinou.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSAFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança