• Conhecendo o Subcomandante do 19º Batalhão de Polícia Militar

Conhecendo o Subcomandante do 19º Batalhão de Polícia Militar

23 Abr, 2018 10:46:31 - Segurança

Araranguá (SC)

Ele é o auxiliar direto pela administração da Polícia Militar nos 15 municípios do extremo sul de Santa Catarina. Trata-se do major Marcelo Bertoncini Zanette, subcomandante do 19º Batalhão de Polícia Militar (19ºBPM), sediada em Araranguá.

O major Zanette é bacharel em Direito pela UNESC, bacharel em Segurança Pública pela UNIVALI e pós-graduadoa nível de especialização em Direito Penal e Ciências Criminais pelo CESULBRA e em Especialização em Administração em Segurança Pública pela UDESC.

Nasceu em Criciúma-SC, mas sempre residiu em Araranguá. Incluiu na Polícia Militar de Santa Catarina em 2004 e possui um currículo exemplar, além de muita experiência na segurança pública.

Dos cursos que possui formação, destacam-se: Curso de Formação de Oficiais;Curso de Membros Natos da Polícia Comunitária; Curso de Uso Progressivo da Força e Técnicas e Tecnologias Menos Letais para o MERCOSUL;Curso de Instrutor de Técnicas de Polícia Ostensiva;Curso de Mediação de Conflitos;Curso Básico de Inteligência de Segurança Pública;Curso de Capacitação de Segurança Turística; Curso de Multiplicador de Tiro Policial.

Na Polícia Militar ele é instrutor de Técnicas Policiais, Tiro Policial e Uso Progressivo da Força.

Além disso, exerceu diversas outras funções importantes na corporação, tais como a de chefe da agência de inteligência do 12º BPM de Balneário Camboriú; comandante do Pelotão de Patrulhamento Tático - PPT do 9º BPM de Criciúma; comandante dos Pelotões de Guarda da Penitenciária Sul e Presídio Santa Augusta  de Criciúma; chefe da Seção de Logística e Finanças do 9º BPM de Criciúma; chefe das Seções de Pessoal, Trânsito e Gestor do Termo Circunstanciado do 19º BPMde Araranguá; comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar de Turvo no período de Março 2013 à Março de 2017 e subcomandante do 19ºBPM desde Fevereiro de 2018.

Durante sua carreira policial, o major Zanette foi agraciado com vários elogios concedidos por seus superiores e registrados em sua ficha funcional. Foi condecorado com os Brasões de Mérito Pessoal de 3ª e 2ª categoria e com a Medalha de Bronze.

Nas horas de folga gosta de praticar esportes como futebol, tênis e surf; gota também de ler, viajar com a família e confraternizar com amigos e familiares.

É casado com Francielli de Souza Menegalli Zanette, com quem tem o pequeno Enzo Menegalli Zanette, de 3 anos de idade.

Sobre sua experiência e perspectiva na função de subcomandante do19ºBPM, afirma que pretende aplicar sua experiência dos trabalhos anteriores, e também os conhecimentos em sua especialização realizada em 2017 durante o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, para auxiliar da melhor maneira possível o comandante do 19º Batalhão na missão de preservar a ordem pública na região da AMESC.

Conhecido do major Zanette há vários anos, tendo acompanhado uma boa parte de sua trajetória, o comandante do 19º BPM, tenente-coronel Maike Adriano Valgas, relatou: “O Major Zanette é possuidor de bom conhecimento da doutrina operacional policial, transmitindo esse conteúdo ao efetivo nas diversas instruções e formações da Unidade Policial. Agora na função de subcomandante tem exercido com sabedoria as missões a ele confiadas, com boa desenvoltura facilita muito a atuação do comandante”.

TEXTO E FOTO/ASSESSORIA DA POLÍCIA MILITAR

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança