• Conhecendo o Comandante do 19º Batalhão da PM

Conhecendo o Comandante do 19º Batalhão da PM

29 Mai, 2017 10:16:23 - Segurança

Araranguá (SC)

Ele é o responsável direto pela administração da Polícia Militar nos 15 municípios do extremo sul de Santa Catarina. Trata-se do tenente-coronel Maike Adriano Valgas, que no dia 18 de maio assumiu o comando do 19º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Araranguá.

O tenente-coronel Maike possui dois cursos superiores, sendo Bacharel em Segurança Pública e em Direito. Também possui pós-graduação na modalidade de Especialização em Trânsito e em Administração de Segurança Pública.

É natural de Florianópolis-SC, está na Polícia Militar de Santa Catarina há 24 anos e possui um currículo exemplar, além de muita experiência na segurança pública.

Dos cursos que possui formação, destacam-se: Curso de Formação de Oficiais, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, Curso Especial de Prevenção às Drogas e à Violência, Curso de Polícia Comunitária, Curso de Capacitação em Perícia de Acidentes de Trânsito e Classificação de Avarias, Estágio Básico de Inteligência – ACI/PMSC, Curso Noções Básicas de Negociação, Conciliação e Mediação – UNESC, Curso “Local do Crime – Isolamento e Preservação”, Curso “Identificação Veicular”, Curso “Uso Progressivo da Força”, Curso “Aspectos Jurídicos da Abordagem Policial”, Curso “Emergencista Pré-Hospitalar”, Curso “Técnicas e Tecnologias Não Letais de Atuação Policial”, Curso “Investigação Criminal”.

Na Polícia Militar ele é instrutor de Legislação de Trânsito, Operações de Polícia de Trânsito e Direção Defensiva.

Além disso, exerceu diversas outras funções importantes na corporação a se destacar como: coordenador da Implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, na rede escolar de Criciúma, 1º omandante do 2º Pelotão de Polícia Civil Rodoviária Estadual, com sede em Cocal do Sul/SC, comandante do 1º Pelotão da 2ª Companhia do 9º Batalhão de Polícia Militar  - Urussanga/SC, coordenador do Juizado Especial de Trânsito da Comarca de Criciúma e comandante da 1ª Companhia do 19º Batalhão de Polícia Militar de Araranguá.

Atua em Araranguá desde 2007, conhecendo a cidade de forma minuciosa.

Durante sua carreira de autoridade policial, o tenente-coronel Maike foi agraciado com dezenas de elogios concedidos por seus superiores e registrados em sua ficha funcional.

Além disso, foi condecorado com as seguintes medalhas:

Bronze 10 anos de serviço;

Prata 20 anos de serviço;

Brasões de mérito pessoal de 3ª, 2ª e 1ª categoria;

Medalha “Centenário do Coronel Lara Ribas”;

Nas horas de folga gosta de viajar. Tem preferência por praias, mas também de grandes centros urbanos.

 É casado há 17 anos, com Ana Paula Comim Valgas, com quem tem duas filhas: Júlia Comim Valgas e Sophia Comim Valgas.

Sobre sua perspectiva na função de comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar, afirma que: “Buscará manter os bons números dos indicadores de criminalidade já apresentados. Além de consolidar as parceiras já firmadas com órgãos e entidades públicas e privadas para proporcionar o reaparelhamento e inovação tecnológica da Polícia Militar do Vale. Alguns planos e metas estão em construção e tratativas”.

Conhecido há mais de duas décadas e colega de profissão, o tenente-coronel Cristian Dimitri Andrade, ex-comandante do 19ºBPM, relata sobre o comandante tenente-coronel Maike: "O tenente coronel Maike é meu amigo pessoal de longa data, desde o curso de formação de oficiais em Florianópolis, onde nos conhecemos em 1993. Passamos a servir juntos, após formados como tenentes, no 9º BPM na cidade de Criciúma e após, mesmo servindo em outras unidades da 6ª RPM não perdemos o contato, inclusive familiar. Oficial leal, dedicado, dinâmico, organizado, voluntarioso, que ama e vive a nossa corporação. Foi um prazer tê-lo como meu subcomandante e agora, frente ao comando do 19º BPM, desejo-lhe pleno sucesso ao lado de sua tropa que faz a diferença na PMSC".

TEXTO E FOTO/ASSESSORIA DA POLÍCIA MILITAR

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal