• Conhecendo o Comandante da 1ª Companhia do 19º BPM

Conhecendo o Comandante da 1ª Companhia do 19º BPM

20 Jul, 2017 14:14:44 - Segurança

Araranguá (SC)

O Capitão Diego Schwartz é o responsável pelo comando da 1ª Companhia do 19º Batalhão de Polícia Militar (1ª Cia/19º BPM), que abrange os municípios de Araranguá, Balneário Arroio do Silva e Maracajá. É natural de Criciúma-SC, mas mora em Araranguá desde os três anos de idade. Está na Polícia Militar de Santa Catarina há 14 anos e possui um currículo exemplar, além de muita experiência na segurança pública. O capitão Diego é bacharel em Direito e Pós-Graduado em Direito Latu Sensu Preparação para a Magistratura.

Dos cursos que possui formação, destacam-se: Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar, Curso de Formação de Oficiais, Curso de Direção Tática Anti-Sequestro, Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária, Curso Filosofia de Direitos Humanos Aplicada à Atuação Policial, Curso de Perícias Oficiais, Habilitação para Instrutores Multiplicadores de Técnicas de Polícia Ostensiva, Curso de Preparação para Conciliadores do Juizado Especial Cível de Criciúma-SC, Curso de Juizados Especiais Cíveis e Criminais, Curso de Prática Civil, Curso Protocolo de Kyoto, Curso de Execução Penal, Curso de Língua Portuguesa, Curso Estatuto do Desarmamento, Curso Nova Lei de Falências, além de cursos de atualização jurídica.

Na Polícia Militar ele é instrutor de Introdução ao Estudo do Direto, Direito Constitucional, Ética e Cidadania e Direitos Humanos. Além disso, exerceu diversas outras funções importantes na corporação.

Ingressou na Polícia Militar no ano de 2003, como soldado, servindo por seis anos no 9º BPM de Criciúma. Na carreira de oficial, foi subalterno da 3ª Companhia de Polícia Militar de Criciúma; foi subcomandante, chefe operacional, corregedor e comandante interino da 2ª Companhia de Sombrio; foi chefe da seção de Logística do 19º BPM, e, atualmente, está no comando da 1ª Companhia de Polícia Militar de Araranguá, sendo também chefe da seção de Comunicação Social do 19º BPM.

Durante sua carreira policial, o capitão Diego foi agraciado com muitos elogios concedidos por seus superiores e registrados em sua ficha funcional. Dentre esses elogios, destacam-se: uma prisão de criminosos armados em Criciúma; a criação do Programa Rede de Segurança na 2ª Companhia de Sombrio; apreensão de adolescente armado envolvido em troca de tiro em Passo de Torres; o conjunto de trabalhos realizados na 2ª Companhia de Sombrio; prisão de homem armado e apreensão de armas, munições, contrabando e materiais de jogo do bicho em Araranguá; apreensão de dois adolescentes que cometeram tentativa de latrocínio em Araranguá; e a participação de cerco, na cidade de Praia Grande, a criminosos que cometeram assalto à agência bancária.

Foi condecorado com o brasão do mérito pessoal de 3ª categoria e com a medalha de bronze, referente aos dez anos de bons serviços prestados à PMSC. Publicou 11 artigos científicos na área do Direito em revistas e sites, e também já escreveu oito artigos de opinião que foram publicados em jornais regionais. Nas horas de folga, gosta de ler, plantar árvores, ir ao cinema, ir a praias, missas e estar com a família e amigos. Costuma criar metas e cumpri-las tanto na vida profissional, quanto na pessoal.

Sobre sua experiência e perspectiva na função de comandante da 1ª Companhia, afirma: “Nesses 14 anos a serviço da sociedade catarinense, vivi, trabalhei, aprendi e continuo aprendendo muitas coisas em diversas áreas. O policial militar não é apenas um profissional de segurança pública. No dia-a-dia, por vezes, ele é também um socorrista, um psicólogo e um conciliador diante das ocorrências e conflitos que encontra. Na função de comandante de Companhia, uma das habilidades que precisamos desenvolver é a arte de lidar com as pessoas. Você tem que atender a sociedade - público externo - e os policiais sob o seu comando - público interno - bem como, atender os seus superiores. Ao gerir uma Companhia, é preciso ser um líder, fazendo com que as pessoas sob sua liderança atuem de forma motivada. É necessário estabelecer metas, cobrar, mas também reconhecer e elogiar. Com isso, você consegue atingir bons resultados. Na 1ª Companhia, tive a sorte de trabalhar com um efetivo qualificado, formado por pessoas honestas, o que facilita muito o trabalho. Assim que assumi o comando, em setembro do ano passado, procurei identificar os problemas e traçar as estratégias para solucioná-los. Por exemplo, em Maracajá, havia a questão dos assaltos, alguns praticados durante o dia. O que eu fiz? Determinei a realização de operações policiais todos os dias, rondas, fixação de viaturas em determinados pontos e horários. Nossos sargentos, cabos e soldados, que são ótimos profissionais, cumpriram as determinações e, em pouco tempo, colhemos os resultados: comparando o 1º semestre deste ano com o mesmo período do ano passado, em Maracajá, os assaltos caíram 73%, de 15 para 4. Em Araranguá, criamos uma equipe de operações que atua nos bairros, e também vem trazendo bons resultados. Também no 1º semestre de 2017, conseguimos reduzir os roubos em Araranguá (9%) e Balneário Arroio do Silva (14%). Os furtos em Araranguá caíram 19% e em Balneário Arroio do Silva caíram 37%. Para as três cidades, pretendo continuar apostando na ostensividade, realização de operações policiais constantes, fazer campanhas de orientação e manter os programas preventivos que já existem, como a Rede de Vizinhos, a Rede de Segurança Escolar e Comercial. É necessário ressaltar o apoio e a liberdade de trabalho que tenho recebido do comando do Batalhão, bem como, a qualidade e a dedicação dos nossos policiais militares que atuam na linha de frente do combate ao crime.”

Sobre o oficial, o major Emerson Fernandes, subcomandante do 19º BPM, relata: “O capitão Diego é um profissional metódico e criativo, além de estudioso e conhecedor dos processos produtivos mais modernos em funcionamento e implantação na corporação. À frente da 1ª Companhia do 19º Batalhão de Polícia Militar, contribuiu para aumentar a motivação dos policiais militares sob seu comando e melhorar a pró-atividade do policiamento, através de diferentes iniciativas, com destaque para o programa Rede de Vizinhos, que já vem apresentando resultados na redução de alguns índices criminais em áreas residenciais e comerciais nas localidades onde fora implementado.”

TEXTO/ ASSESSORIA DA POLÍCIA MILITAR
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal