• Conheça pontos ideais para observar Baleias Francas

Conheça pontos ideais para observar Baleias Francas

05 Jul, 2016 00:00:00 - Geral

Laguna (SC)

A temporada oficial das Baleias Francas no litoral sul catarinense está aberta e Laguna figura entre as três principais cidades onde é possível avistar estas gigantes, entre julho e setembro. A cidade está integrando também a Rota da Baleia, idealizada através de parceria entre o Sebrae, governos local, estadual e iniciativa privada.

Enquanto o turismo embarcado de observação continua suspenso pela Justiça Federal, a observação de baleias só pode ser feita por terra e alguns pontos são considerados “coringas”, com maior facilidade de avistagem.
Em Laguna, os principais locais são a Pedra do Iró, em frente ao Laguna Tourist Hotel, Pedra do Frade (Morro do Gi), Morro de Itapirubá e Farol de Santa Marta. Segundo o responsável pela Associação de Guias da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, Júlio Vicente, no ano passado Pedra do Frade e Itapirubá tiveram cerca de 90 avistamentos de Baleias Francas.

Nas últimas temporadas, tem sido cada vez mais comum a entrada de Baleias Francas no canal dos Molhes, em Laguna. Dali é possível ver os cetáceos acerca de dez metros de distância. O local é perigoso por causa do risco de encalhe, devido a baixa profundidade. No ano passado uma mãe com seu filhote entraram no canal, mas com auxílio da Polícia Ambiental e Bombeiros, elas conseguiram sair.

As atividades de campo do Projeto Baleia Franca começaram na última sexta-feira, dia 1º. Acompanhe as atividades do projeto através da fanpage: https://www.facebook.com/ProjetoBaleiaFrancaBrasil/?fref=ts

Dicas e cuidados para observação de baleias:

As Baleias Francas começam a chegar no mês de julho e o auge de avistamentos costuma ocorrer em setembro. Para um melhor avistamento por terra, na beira da praia, nos mirantes ou sobre as pedras, recomenda-se o uso de binóculos ou câmera com lente tele-objetiva.

As pessoas precisam ficar atentas aos subir nas pedras para observação, buscar locais secos e protegidos. Não é permitido oferecer alimentos ou atirar objetos na água. Se estiver na água, nadando ou surfando, não é seguro nadar na direção das baleias.

O que você pode ver na observação de baleias?

As Baleias Francas nadam com seus filhotes quase sempre aos pares, muito perto da praia, com seus movimentos de levantar caudas e balançar as nadadeiras, dando seus monumentais esguichos em formato de V, e, muitas vezes, realizam saltos em que expõem o corpo inteiro fora d agua.

Baleias aquecem o turismo na baixa temporada

Receptivos de turismo e guias especializados se preparam para receber os turistas desta temporada com passeios integrados. Além da avistagem de baleias por terra em pontos fixos, o roteiro oferece também obervação de botos que praticam a pesca cooperativa, patrimônio natural de Laguna, e outros pontos turísticos, como o centro histórico tombado pelo Patrimônio Nacional, também em Laguna, os Museu e Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, em Imbituba, além de restaurantes especializados em frutos do mar. “Os Botos e o centro histórico de Laguna são atrativos que fazem o diferencial e complementam esta rota”, destaca Márcia Godinho, consultora de marketing turístico do Sebrae.

A Associação de Guias da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca - APABF oferece opções de passeios para um ou dois dias. “Temos parceria com a maioria dos hotéis, pousadas e restaurantes da região”, reforça o guia e responsável pela associação, Júlio Vicente.

Segundo dados da Associação, os visitantes que mais procuram pelo turismo de observação aqui na região são dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Entre os estrangeiros, os alemães são maioria.

Rota da Baleia está sendo criada em parceria com o Sebrae

Há quase um ano o Sebrae, em parceria com o governo estadual e municipal das três cidades, lançou o Projeto de Fortalecimento do Turismo de Observação de Baleias Francas. O trabalho de profissionalização do roteiro está focado na criação da Rota da Baleia, onde o plano de trabalho envolve ações de médio, curto e longo prazo.

Até agora já foram realizados o diagnóstico do roteiro, a construção do Plano Baleia e parcialmente instalados os grupos de trabalho. Em 2016 e 2017 serão implantados o plano operacional e os planos de inovação e melhorias nas empresas, além do acompanhamento e avaliação das ações implantadas. “Tivemos o cadastro de 80 empresas que aderiram à Rota da Baleia e assinaram um termo de adesão se comprometendo a fazer alguma ação de melhoria e inovação”, salienta Márcia Godinho, consultora do Sebrae, durante o encontro sobre o processo de operacionalização do Plano Baleia realizado nesta quinta-feira, 9, na Associação Comercial e Empresarial de Laguna.

Ainda em novembro deste ano, o Sebrae emitirá selos que certificam os estabelecimentos comerciais como integrantes da Rota da Baleia. Serão certificados os que já apresentarem nesta temporada de 2016 serviços relacionados à rota que ofereceram inovação e envolvam ações de melhoria, divulgação e sustentabilidade. Novos selos de certificação serão entregues em novembro de 2017, inclusive aos que já possuem.


ASSESSORIA DE IMPRENSA 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança