• Conheça o programa de Recuperação de Áreas Degradadas

Conheça o programa de Recuperação de Áreas Degradadas

12 Mai, 2017 15:28:31 - BR-101

Tubarão (SC)

Para orientar as construtoras contratadas para a duplicação da BR-101 Sul, tanto em Santa Catarina quanto no trecho gaúcho, sobre as diretrizes necessárias para a obtenção de autorizações e licenças ambientais, o Plano Básico Ambiental (PBA) do empreendimento apontou o programa de Recuperação de Áreas Degradadas. O programa também direcionar a melhor estratégia para a recuperação das áreas que se propõem a utilizar, obtendo as licenças ambientais junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis – IBAMA, Fundação de Meio Ambiente de Santa Catarina – FATMA e Fundação de Proteção Ambiental do Rio Grande do Sul – FEPAM.

Dentre os serviços de recuperação ambiental das áreas de apoio, conhecidas como alojamentos, depósitos, usinas industriais, oficinas, armazenamento de combustíveis e materiais explosivos, jazidas de material de construção, caixas de empréstimo e bota-foras, inserem-se o preparo dessas áreas para reabilitação ambiental, que incluem a recomposição da camada de solo orgânico, a instalação de rede de drenagem, plantio de mudas arbóreas e arbustivas e hidrossemeadura, buscando restabelecer assim o aspecto cênico das áreas.


Em função do desenvolvimento das obras, as áreas de apoio implantadas pelas construtoras contratadas tiveram os processos de recuperação concluídos e entregues aos proprietários, em função do término das obras rodoviárias. Muitos desses espaços se tornaram base para construção de novas fábricas, como em Içara, Criciúma, Sombrio e Santa Rosa do Sul.

No pico das obras, o consórcio Concremat-Tecnosolo-WorleyParsons, contratado pelo DNIT para a Gestão Ambiental das obras de duplicação, registrou cerca de 100 áreas de apoio licenciadas pelos órgãos ambientais, ao longo dos lotes de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. 

O programa se encontra finalizado.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE