• Conheça o mercado de mel orgânico e suas oportunidades

    Relatório do Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae destaca o potencial de crescimento da apicultura catarinense.

Conheça o mercado de mel orgânico e suas oportunidades

26 Out, 2017 10:05:08 - Economia

Santa Catarina 

A preocupação com a saúde e com o meio ambiente têm aumentado a busca por produtos orgânicos no Brasil e no mundo. Isso gera uma janela de oportunidades para os apicultores, que podem investir na produção de mel orgânico.  Algumas destas questões de grande relevância para o setor - e as melhores práticas para os produtores - estão em destaque no relatório produzido pelo Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae.

O mel orgânico é aquele feito com processos 100% naturais, sem envolvimento de contaminação química ou biológica indesejáveis. Mas o mercado brasileiro de orgânicos ainda está em processo de consolidação. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), existem atualmente cerca de 16 mil produtos orgânicos cadastrados no país e esse número cresce a cada ano.

Em pesquisa realizada em 2017 pelo Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (ORGANIS) foi constatado que 15% dos brasileiros já consumiram produtos orgânicos. Entre os que não consumiram, 85% indicou que o fator determinante para isso foi o preço. O potencial do mercado brasileiro para produtos orgânicos é de 207 milhões de habitantes, já que o país não depende de importação, diante da diversidade de insumos e tecnologia encontradas nele próprio.

SC tem chances de se destacar no mercado

Com um consumo crescente de produtos orgânicos, o mel produzido de maneira natural tende a ganhar maior valor agregado no mercado e potencializar os negócios dos apicultores catarinenses. Santa Catarina, inclusive, tem chances de se destacar no mercado por ter um setor de apicultura bem consolidado: é o estado com maior produção de mel por km², é o maior exportador de mel do país e o mel catarinense já foi eleito como um dos melhores do mundo.

De acordo com Nésio Fernandes de Medeiros, presidente da FAASC (Federação e Associação dos Apicultores de Santa Catarina), três empresas catarinenses já possuem certificação de mel orgânico: Integração Minamel, Prodapys e mel Breyer. Outra está com processo em andamento, a Rede Eco Vida. Além disso, a FAASC também está com um processo em andamento para certificar 100 apicultores da Grande Florianópolis e do município de Bom Retiro.

Para que o mel seja considerado orgânico ele precisa apresentar na embalagem o selo da certificação, que só é autorizado mediante auditoria de toda a propriedade apícola, que considera desde o local onde as abelhas coletam o pólen até o local onde o produto é armazenado depois de embalado. Com o apiário certificado, o apicultor consegue produzir não só o mel, como outros produtos orgânicos, como geleias, cera, própolis etc.

O mel orgânico é mais saudável por manter todas as vitaminas e propriedades intactas, por ter antioxidantes poderosos, por ajudar na prevenção de alergias, impulsionar funções imunológicos entre muitas outras características. Embora tenha muitos pontos positivos, é importante considerar que ele pode impactar o negócio do apicultor. Avalie suas vantagens:

- Possui alto valor agregado;
- Tem boa aceitação de consumo;
- Oferece garantia de qualidade ao consumidor;
- Com rotulagem adequada e selo de identificação, permite rastreabilidade;
- Maior conscientização da equipe de trabalho, que se envolver com as técnicas que envolvem a preservação do meio ambiente.

Cadastre-se no SIS/SEBRAE  para receber mensalmente relatórios e boletins de inteligência que o ajudarão na orientação do seu negócio.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO|
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE