• Conheça o deserto do Texas pelo olhar da artista Letícia Cardoso

    Exposição é um desdobramento da perda de arquivos do celular da autora

Conheça o deserto do Texas pelo olhar da artista Letícia Cardoso

11 Out, 2018 10:00:48 - Educação

Criciúma (SC)

De Austin a Paris, a artista criciumense Letícia Cardoso viajou pelo Texas, Estados Unidos, e registou sua experiência na exposição “Rodar o Deserto”. A montagem, originada do vídeo “Austin a Paris: um ruído entre Jane e Travis”, foi criada com imagens e fragmentos de textos preservados em mensagens, trocadas pela artista com amigos e familiares por e-mails em 2009. A abertura ocorreu na noite desta quarta-feira (10/10), na sala Edi Balod – Espaço de Exposições e Laboratório de Artes Visuais.

Letícia explica que a exposição foi organizada de uma forma diferente do habitual, um desdobramento da perda de arquivos do celular, trazendo, de forma curiosa, novos sentidos ao material. “Foi um pequeno acidente que originou esta ideia. Quem visitar o local onde a obra está instalada pode levar um bloco de publicação, uma réplica do conteúdo com fragmentos da viagem”, afirma a artista.

Os visitantes também podem interagir com Letícia. Cartões postais serão disponibilizados a quem passar pelo local. Os interessados podem deixar suas mensagens e entregar a artista.

Inspiração

Nas obras, Letícia retrata imagens registradas em uma viagem que fez entre outubro e dezembro de 2009, percorrendo a extensão do deserto nos Estados Unidos. O trabalho, contemplado pelo Edital Elisabete Anderle 2017, na categoria Artes Visuais, do Governo do Estado de Santa Catarina/Fundação Catarinense de Cultura, compreende exposição e publicação.

Letícia é professora de pintura na Unesc e está realizando doutorado em Artes Visuais na Udesc, em Florianópolis. A exposição está vinculada a um projeto de doutorado, na linha de pesquisa Processos Artísticos Contemporâneos iniciado em 2017 e denominado “Cartas ao Desconhecido”.

O trabalho da artista ficará disponível para visitação até 31 de outubro, de segunda a sexta-feira das 14h às 18h. 

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE