• Conferência debate direitos da pessoa idosa em Içara

    Eixos temáticos foram discutidos durante dia de debates

Conferência debate direitos da pessoa idosa em Içara

28 Mar, 2019 09:38:05 - Geral

Içara (SC)

Pensando a longo prazo com ações visando políticas públicas para a pessoa idosa, Içara realizou nesta quarta-feira, dia 27,a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. No salão da Igreja Matriz São Donato, idosos de todo o município puderam votar, discutir e pensar em ações voltadas para a terceira idade.

Com o tema “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”, as ações começaram pela manhã, com apresentação cultural, formação da mesa de autoridades e leitura do regimento para aprovação. “Consideramos um momento de importância para o município realizar a conferência, visando sempre o bem estar e planejar ações para o futuro da pessoa idosa”, comentou a secretária de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, Fabiana do Amaral.

Na conferência, quatro eixos visando políticas públicas para os idosos foram debatidos, afim de conhecer também a opinião dos presentes. “Conseguimos reunir um bom grupo de pessoas de diferentes partes do município, onde procuramos pensar melhor as ações para levar para próxima etapa”, explicou a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Maria Celso da Silva. 

Uma pesquisa do IBGE apontou que a população idosa irá triplicar até o ano de 2050. Em Içara, 12% da população é composta por pessoas idosas. “Estamos vivendo um momento em que a expectativa de vida segue aumentando e precisa-se construir políticas para que sejam discutidas e colocadas em práticas”, disse o vice-prefeito de Içara, Sandro Giassi Serafim.

No período vespertino foram feitas as discussões dos eixos nos grupos temáticos, a plenária final e a votação dos delegados à convenção estadual, seguido da apresentação dos eleitos. A conferência foi encerrada com café e baile da terceira idade.

Mais de 6,5 mil idosos no município

Dos 54.845 habitantes, Içara conta com uma população idosa estimada em 6.646 pessoas. Dados ainda apontam que deste total, 725 pessoas estão na faixa etária dos 80 aos 100 anos. No município, clubes de mães e de terceira idade são um atrativo para fomentar a inclusão e a amizade. 

“A troca de ideias é fundamental para desenvolver ações e fortalecer vínculos. Hoje possuímos 50 clubes de mães e 11 grupos de terceira idade, onde nestes, homens e mulheres tem acesso a momentos de atividades inclusivas”, explicou a presidente do departamento de Fomento à Atividades Inclusivas (FAI), representando o prefeito Murialdo Gastaldon, Ceneli de Freitas Gastaldon. 

De acordo com a participante Antônia de Souza, a participação popular em ideias reflete em políticas positivas aos cidadãos. “Fiquei feliz em participar pois assim posso contribuir para desenvolver ações para os atuais idosos e para os de amanhã”, explicou.


TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE